Cartão SUS | Aprenda onde e como retirar | Passo a Passo

O cartão SUS (Sistema Único de Saúde) garante ao cidadão atendimento nas Unidades de Saúde e Hospitais do Brasil que juntam a rede do Sistema Único de Saúde.
O exercício do cartão em tais Unidades de Saúde alimenta um banco de detalhes onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu.
Tais informações poderão ser acessadas de qualquer ponto do país, colaborando com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com as informações levantados pelo sistema.
De posse do cartão SUS, o cidadão tem o correto de receber atendimento médico em qualquer Unidade de Saúde ou Hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde.
Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a remédios gratuitos.
Mantenha vendo esse post para aprender:

Cartão SUS:

Onde retirar
Quanto custa
Quem poderá tomar
Quais os documentos necessários
Como e onde pedir a 2ª rua

Qual o local pra recolher o Cartão SUS?
Como a apresentação do Cartão SUS é imprescindível para o atendimento pela rede SUS, o cidadão precisa solicitar o seu o quanto antes.
O cartão é fornecido em todos os municípios do Brasil, sendo que pela maioria dos casos é emitido pela Secretaria de Saúde municipal.
Entre em contato com a Prefeitura Municipal de sua cidade e informe-se a respeito do lugar estipulado para pegar o seu Cartão SUS.
Você domina se tem ou não correto a ganhar o Bolsa Família? Olhe nosso artigo completo e visualize como receber o benefício – clique nesse lugar.

Qual o gasto para recolher o Cartão SUS?
O cartão SUS é gratuito.
Quem pode tomar e quais o documentos necessários pra tirar o Cartão SUS?
Cada pessoa poderá tomar o Cartão SUS. O interessado deverá comparecer ao ambiente instituído na Secretaria de Saúde de teu município com:

Carteira de Identidade
CPF
Certidão de nascimento ou certidão de casamento.
Comprovante de residência (Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, iluminação, telefone, etc)
Segunda rua do Cartão SUS – Como fazer
Cartão SUS – Reprodução do documento
Como o Cartão SUS é documento necessário para receber atendimento médico em toda rede de hospitais públicos do país, se você perdeu teu cartão ou teve o mesmo furtado, roubado ou danificado, ocasionando-o impróprio pro uso, tú necessita pedir a 2ª rua o mais rápido possível, pois com a saúde própria ou de seus familiares não se brinca.
Pra pegar a segunda avenida do Cartão SUS dirija-se a Unidade de Saúde responsável pela emissão do Cartão em teu município e solicite-a.
Lembre-se de estar munido dos mesmos documentos necessários pra emissão da primeira rua. Fica pronta pela hora.
Caso não saiba qual Unidade de Saúde é responsável pela emissão do Cartão SUS em teu município, entre em contato com o Departamento de Saúde de teu município ou diretamente na Prefeitura Municipal e solicite informações sobre o assunto.
Links úteis:
PORTARIA Nº 940, de 28 de Abril de 2011 (Regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão)
Ouvidoria Geral do SUS
Fonte:
Ministério da Saúde
Imagem: Flickr

Estas informações foram úteis para você? Compartilhe-as nas redes sociais para seus colegas. Até a próxima.

Deixe um comentário