Carteira de Identidade Agendamento RN

A emissão de documentos é o serviço mais procurado em órgãos federais, estaduais e municipais. A demanda é sempre muito alta e, somente no Rio Grande do Norte, mais de 20 mil carteiras de identidade são emitidas por mês.

Com tudo isso, devido à alta procura pelo serviço, o agendamento de carteira de identidade no RN passou por mudanças. Sendo assim, o que antes era feito semanalmente passou a ser diário.

A mudança se deu principalmente por conta da demanda que, às vezes, superava a oferta de vagas nos locais indicados. Assim, o serviço passa a ser diário no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), além de ter o horário ampliado.

Para saber mais sobre o assunto e descobrir como fazer o agendamento de carteira de identidade no RN é só continuar acompanhando.


Carteira de Identidade Agendamento RN como funciona

A ampliação do serviço para o agendamento de carteira de identidade no RN atende melhor a população do Estado, pois dessa forma, ou seja, com vagas diárias sendo disponibilizadas, todos conseguem marcar uma data para emitir a documentação que precisam.

O custo varia de acordo com o número da via do documento que o cidadão irá emitir. Nesse caso, vale ressaltar que a 1ª via da carteira de identidade é sempre gratuita, já a 2ª e a 3ª via podem custar entre R$ 25,00 e R$ 35,00.

De qualquer forma, a emissão é feita na hora. Além disso, todas as pessoas podem solicitar o documento, com ressalva para menores de idade, que devem estar acompanhados pelos pais.

Um serviço interessante que o Itep oferece, junto ao Estado do Rio Grande do Norte, é a possibilidade de pessoas transgêneros emitirem também suas carteiras de identidade, com o nome social e gênero atualizados.


Carteira de Identidade Agendamento RN site

É possível fazer o agendamento de carteira de identidade no RN através do site do Itep, para garantir sua vaga e não precisar esperar horas para o atendimento em filas.

O procedimento é simples e requer apenas alguns cliques. Quer saber como funciona o  agendamento de carteira de identidade no RN para que você não se perca em meio aos formulários?

Bom, então continue lendo este artigo onde vou explicar tudo que você precisa saber sobre a emissão de carteira de identidade no Rio Grande do Norte.


Passo a passo: Como fazer o agendamento de carteira de identidade no RN

No geral, garantir a sua vaga no sistema e, assim, emitir o documento que você precisa, é algo bastante fácil e pode ser feito pela internet, sem precisar sair de casa.

O site do Instituto Técnico-Científico de Perícia é o responsável por promover o agendamento e mediar a relação entre o cidadão e o órgão de emissão.

Na hora de realizar o agendamento, é possível escolher o dia, o horário e o local de sua preferência para a emissão do documento de identificação. Assim, você não precisa enfrentar filas e acabar se locomovendo para um lugar e não conseguir a vaga, por exemplo.

Para fazer o agendamento de carteira de identidade no RN basta seguir este passo a passo:

Passo 1: Acesse o site do Itep clicando nesse link e vá até a aba de serviços. Selecione a opção “Emissão de Identidades”.

Passo 2: Na página da Central do Cidadão, para a qual foi direcionado, selecione a opção “registro Geral (RG)”. Depois disso, escolha qual a via que você deseja emitir: 1ª, 2ª ou 3ª.

Assim, a página te redirecionará para uma outra sessão, onde é possível encontrar informações como o tipo de serviço, órgão expedidor, tempo previsto para a emissão do documento, documentação necessária e valor que será cobrado.

Passo 3: Então, clique no botão “Agendar”, logo abaixo das informações. Nesta parte, é necessário autenticar o cidadão, ou seja, fazer login no site. Caso você não tenha uma conta na Central, selecione a opção “Não tem uma conta”, informe seus dados e confirme no final da página, utilizando o botão “Criar”.

Passo 4: Retorne à página e faça login com o seu usuário – caso tenha acabado de realizar o cadastro.

Passo 5: Na área de agendamento de carteira de identidade no RN, informe o dia e o horário em que prefere comparecer à Central do Cidadão e qual a unidade do órgão que é mais próxima a você para emitir o documento.

Assim, o site irá gerar um documento com a data, hora e local escolhidos para que o usuário imprima e leve no dia do agendamento.


Carteira de Identidade Agendamento RN documentos necessários

É importante deixar claro que no dia da emissão da carteira de identidade no RN, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • CPF

Portanto, como deu para perceber, com o agendamento de carteira de identidade no RN e os documentos em mãos, basta ir até a central escolhida e emitir seu RG. Tudo muito simples e prático!

Deixe um comentário