Carteira de Identidade ES

Um cidadão capixaba que não tem carteira de identidade ES fica impedido de fazer quase tudo: qualquer tipo de cadastro pede o RG dentre os documentos básicos.

Dá para confirmar isso fazendo uma ficha médica, a assinatura de algum serviço, uma matrícula escolar, etc.

Muitas vezes, o a pessoa precisa emitir a carteira de identidade porque ela está em mau estado ou a foto já não é mais atual; inclusive, é por isso que os governos estaduais indicam que se renove o RG a cada dez anos.

Todavia, também existe bastante pedido de segunda via em decorrência de furto, perda e roubo.

Vale dizer que a carteira de identidade ES não é exclusiva para os adultos: todas as crianças também precisam possuir esse documento, com o benefício de que essa primeira via é de graça.

Veja neste material como fazer carteira de identidade no Espírito Santo.

Carteira de Identidade ES

Agendamento carteira de identidade ES

A carteira de identidade ES é feita nos postos do Faça Fácil e do Instituto de Identificação do Estado, mas o cidadão tem de agendar.

Por meio desse agendamento, a população ganha mais comodidade porque não precisa se preocupar com o tempo que vai gastar no Faça Fácil ou no Instituto de Identificação, inclusive porque não precisará chegar muito cedo.

Uma vez escolhido um dos horários, o cidadão que vai tirar carteira de identidade ES deve chegar com apenas 15 minutos de antecedência.

Isso possibilita que ele planeje de forma eficiente o seu dia e não fique “preso” à emissão do seu RG. Para marcar um atendimento:

  • Acesse o site da Polícia Civil aqui;
  • Escolha uma das regiões;
  • Clique no link de agendamento;
  • Siga as instruções.

Para fazer o agendamento por meio do Faça Fácil:

  • Acesse aqui;
  • Desça a página até surgir o hiperlink de agendamento (“Clique aqui”);
  • Selecione a opção “Carteira de identidade”.

Alguns postos do Instituto de Identificação do Espírito Santo distribuem senhas em vez de trabalhar com agendamento. Nesses casos, infelizmente, o cidadão realmente tem de chegar o mais cedo possível.

Faça Fácil Carteira de Identidade ES

O Faça Fácil é administrado pelo Governo do Espírito Santo e serve para que se façam documentos, registro de transferência de veículos, acompanhamento de vagas de emprego e muito mais.

Apesar de ele ter serviços online, a emissão de carteira de identidade ES não está disponível nessa modalidade.

A única unidade física do Faça Fácil localiza-se em Cariacica e ela sim faz documento de identidade. Para agendar:

  • Acesse aqui;
  • Clique em “Polícia Civil do Espírito Santo”;
  • Selecione “Carteira de identidade – primeira e segunda via”;
  • Clique no hiperlink de agendamento.

O site do Faça Fácil também oferece a opção “Aguardando retirada”: com ela, o cidadão tem acesso a uma lista com todas as carteiras de identidade que já estão prontas. Todavia, será preciso fazer o download da lista em um documento PDF.

Carteira de identidade ES documentos

A emissão da carteira de identidade ES para menores de idade é feita mediante a apresentação da certidão de nascimento e do documento do seu responsável legal.

Para pessoas maiores de idade, é preciso levar somente a sua certidão de nascimento.

Caso se trate de uma segunda via, será preciso levar um boletim de ocorrência por perda, furto ou roubo.

Se a carteira de identidade ES está sendo apenas atualizada porque a foto está muito velha ou o documento está em mau estado, é importante mostrá-la ao atendente.

Tradicionalmente, é preciso levar fotos 3×4 para fazer um RG, mas há diversos Institutos de Identificação que dispensam isso porque a foto é feita digitalmente, no momento em que a carteira de identidade está sendo solicitada.

Tirando a foto anteriormente ou no Instituto de Identificação, é preciso cuidado com os acessórios e até com a cor da roupa.

Uma dica é não usar muita maquiagem porque ela pode até modificar o contorno do rosto e, por isso, a foto não será considerada útil para identificação da pessoa.

Também não se deve usar acessórios muito grandes e nem itens de cabeça, como toucas e similares.

Para as fotos de documento, é proibido o uso de regatas e de decotes, sendo importante que a cor da roupa seja bem contrastante com o branco, que é a cor do fundo sempre.

Quem precisa tirar carteira de identidade ES deve prestar atenção, na hora do agendamento, se terá de levar uma foto 3×4 ou não.

2ª via da Carteira de Identidade ES

A primeira via da carteira de identidade ES é sempre gratuita.

Porém, a partir da segunda via, a taxa é de R$ 58,17, com isenção para alguns tipos de cidadão:

  • Para pensionistas e aposentados;
  • Cidadãos que comprovem que ocorreu erro de digitação no RG;
  • Desempregados ou quem recebe até 3 salários mínimos;
  • Pessoas que apresentarem um boletim de ocorrência.

Deixe um comentário