Carteira de Identidade

Carteira de Identidade Rondônia

Confira o passo a passo e veja como fazer a Carteira de Identidade Rondônia

A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes para qualquer cidadão brasileiro. Sendo assim, ter, desde pequeno, esse registro é essencial, pois é ele o responsável por identificar as pessoas de todo o país dentro do sistema.

O Registro Geral, ou RG como é mais conhecido entre a população, é a documentação base para o cidadão, que através dele consegue adquirir outros cadastros e títulos de direito.

Geralmente, as carteiras de identidade são emitidas por um órgão responsável pela identificação da população daquela região. O Instituto de Identificação, na maioria das vezes, é esse dirigente e está presente em muitos estados do Brasil.

Em Rondônia, por exemplo, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), conseguiu ampliar o seu atendimento, em parceria com o Governo no Estado, até chegar em todos os municípios da região.

No entanto, alguns estados brasileiros não contam com postos de atendimento que alcancem toda a população, o que acaba gerando a centralização e o acúmulo do serviço em determinadas unidades.

Com tudo isso, há uma demora em relação à assistência da população que necessita da emissão dos documentos.

Por outro lado, Rondônia vem se destacando e, hoje em dia, atende todos os municípios com mais de 60 postos de atendimento ao redor do estado.

Então, para saber como emitir a sua carteira de identidade em Rondônia sem precisar se deslocar até outra cidade, continue lendo este artigo.


Instituto de Identificação de Rondônia

Um dos estados que se destaca no atendimento à população por permitir que o cidadão consiga emitir seus documentos sem precisar ir até a capital ou se deslocar até outros municípios que possuam esse tipo de serviço, Rondônia conseguiu no início de 2019 ampliar os serviços de identificação até alcançar todas as 51 cidades da região.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Acre

No Acre, o Registro Geral (RG) do cidadão é feito pela Secretaria de Estado da Polícia Civil.

Esse documento é uma das formas de identificação mais importantes para a população brasileira, pois serve como documentação base para a identificação de uma determinada pessoa no sistema do Brasil.

Dessa forma, com o RG no Acre o cidadão é capaz de fazer outros documentos, além de conseguir viajar para os países no Mercosul, como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela, sem passaporte.

É necessário, no entanto, manter a carteira de identidade bem conservada e com uma foto atual.


Instituto de Identificação Acre

No Acre existem duas unidades da Central de Serviço Público onde acontece o atendimento voltado para a emissão de carteira de identidade para o cidadão.

Na capital, Rio Branco, o posto de atendimento à população fica na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, no centro da cidade. O horário de funcionamento da Central é de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30, e às sextas-feiras, das 7h à 13h.

Outro município que recebe o serviço é Xapuri, onde a Central de atendimento fica localizada na Rua 6 de agosto, nº 12. O horário de atendimento nesta unidade é igual ao da capital, de segunda a quinta-feira, das 7h30 à 15h30, e às sextas-feiras, das 7h à 13h.

Mas, afinal, como fazer RG no Acre? Bom, para saber mais sobre o funcionamento do serviço de identificação continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo!


Novo RG Acre

O estado do Acre foi o primeiro a aderir a lei que implantou a nova carteira de identidade em todo o território nacional.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Pará

Precisa fazer RG no Pará? Então consulte as orientações e os documentos necessários

Assim como em muitos outros estados do Brasil, o Pará possui um órgão exclusivamente responsável pela identificação dos cidadãos.

A Diretoria de Identificação atua na região desde 1913 e tem como objetivo registrar e oferecer serviços de identificação para a população.

O órgão pertence à Polícia Civil e, com o passar dos anos, já recebeu muitos nomes até se estabelecer como é hoje, ou seja, Diretoria de Identificação. O intuito desta instituição é emitir documentos necessários para o cidadão, de forma acessível e ampliada.

A Diretoria de Identificação faz a emissão de RG no Pará, além de auxiliar na declaração de registros gerais e atestados de antecedentes criminais.

O registro do cidadão mais importante é a carteira de identidade, pois é através dela que é possível fazer outros documentos e afins, portanto, quem não possui o documento deve correr atrás para emitir um.

No estado do Pará existem diversos lugares que oferecem o serviço de identificação e para emitir o seu documento basta comparecer até uma unidade.

Quer saber mais sobre como funciona o processo de emissão de RG no Pará? Então continue lendo este artigo e aprenda como agendar o processo.


RG Pará agendamento

O estado possui diferentes postos de atendimento por todo o seu território, abrangendo as mais diversas áreas e chegando diretamente ao cidadão.

Para emitir o RG no Pará é possível agendar o atendimento em algumas unidades, para poupar o tempo de espera na fila ou evitar o problema de chegar lá e não ter vagas para você.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Amazonas

A carteira de identidade é o documento de identificação mais importante no Brasil. Afinal, através dele o cidadão consegue adquirir outros documentos, servindo como base geral da identificação em sociedade.

O melhor de tudo é que emitir a carteira de identidade não é difícil. No norte do país, por exemplo, é possível realizar a emissão do RG no Amazonas através de qualquer PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) ou DIP (Departamento Integrado de Polícia).

Geralmente, as instituições responsáveis pela organização e produção de tais documentos estão ligadas à Polícia Civil do estado, sendo, na maioria das vezes, um departamento integrado que funciona em conjunto com o Governo do Estado.

Assim, no caso Amazonas, a Ouvidoria Geral leva até os cidadãos as informações necessárias para que seja possível emitir um RG de forma simples e gratuita.

Quer saber como funciona esse processo? Então continue acompanhando este artigo, pois vou apresentar a você informações essenciais para a emissão do RG no Amazonas.


RG Amazonas PAC

O Governo do Estado permite que o cidadão emita o seu RG no Amazonas em diversos lugares. A rede de postos de atendimentos, seja de PACs ou DIPs, abrange todo o território estadual e possui unidades tanto na região metropolitana e quanto no interior.

Dessa forma, com o serviço chegando a qualquer lugar, é possível fazer a emissão de documentos sem ter que ir muito longe, facilitando a vida do cidadão e permitindo que o estado esteja presente em todo o lugar, fazendo o registro da população.

As unidades, geralmente, ficam em postos policiais e, só pela capital, Manaus, são encontrados mais de 30 locais de atendimento para os serviços de identificação.… Clique aqui para ler todas as informações

Identidade Amapá

Confira as instruções e veja como fazer a identidade no Amapá

A carteira de identidade é uma das principais formas de registro da população brasileira. Afinal, é através desse documento tão importante que cada pessoa é reconhecida como cidadão, garantindo seus direitos básicos e identificando-se no sistema.

Também chamado de RG – sigla para Registro Geral –, esse documento é a base de identificação do cidadão e serve como meio para a criação de outros títulos, certidões e carteiras que toda a população utiliza em diversos momentos.

Em todos os estados do Brasil, existem postos de atendimento que realizam a emissão do RG. O órgão responsável varia de acordo com cada região e o acesso, na maioria das vezes, é simples e ágil, de forma a atender a população no geral com um serviço de qualidade.


Onde tirar carteira de identidade no Amapá

No Amapá, o responsável pela emissão das carteiras de identidade é o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão, o Super Fácil, um projeto do Governo Estadual que leva serviços públicos à população de forma simples e fácil, como o nome já diz.

O objetivo do programa é expandir o atendimento e trazer ao cidadão serviços de qualidade, sem complicação.

A carteira de identidade no Amapá também está disponível em versão atualizada, de forma opcional, na qual é possível acrescentar outros documentos ao tradicional RG.

O novo modelo busca juntar em um só todas as informações essenciais do cidadão, como carteira de trabalho, CPF, registro profissional e tipo sanguíneo, por exemplo.… Clique aqui para ler todas as informações

Carteira de Identidade Agendamento RN

A emissão de documentos é o serviço mais procurado em órgãos federais, estaduais e municipais. A demanda é sempre muito alta e, somente no Rio Grande do Norte, mais de 20 mil carteiras de identidade são emitidas por mês.

Com tudo isso, devido à alta procura pelo serviço, o agendamento de carteira de identidade no RN passou por mudanças. Sendo assim, o que antes era feito semanalmente passou a ser diário.

A mudança se deu principalmente por conta da demanda que, às vezes, superava a oferta de vagas nos locais indicados. Assim, o serviço passa a ser diário no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), além de ter o horário ampliado.

Para saber mais sobre o assunto e descobrir como fazer o agendamento de carteira de identidade no RN é só continuar acompanhando.


Carteira de Identidade Agendamento RN como funciona

A ampliação do serviço para o agendamento de carteira de identidade no RN atende melhor a população do Estado, pois dessa forma, ou seja, com vagas diárias sendo disponibilizadas, todos conseguem marcar uma data para emitir a documentação que precisam.

O custo varia de acordo com o número da via do documento que o cidadão irá emitir. Nesse caso, vale ressaltar que a 1ª via da carteira de identidade é sempre gratuita, já a 2ª e a 3ª via podem custar entre R$ 25,00 e R$ 35,00.

De qualquer forma, a emissão é feita na hora. Além disso, todas as pessoas podem solicitar o documento, com ressalva para menores de idade, que devem estar acompanhados pelos pais.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Roraima

Neste artigo você pode conferir todas as informações para fazer o RG Roraima

Carteira de identidade, registro geral ou simplesmente RG, esse documento é o mais importante para o cidadão e serve como forma de identificação de cada um dentro da sociedade.

Essa documentação contém o nome completo, a data de nascimento, o nome dos pais e o local de nascimento, além de uma numeração única que identifica uma determinada pessoa.

No entanto, por ser um documento tão importante, que nunca podemos sair sem o RG irá ganhar uma nova versão, que engloba outras informações essenciais da população.


RG Roraima onde fazer

A emissão do RG em Roraima, hoje em dia, é feita, principalmente, na capital. Boa Vista recebe o maior número de pedidos de carteira de identidade do estado, emitindo cerca de seis mil RG por mês.

Todavia, apesar dos principais postos de registro serem na capital, também é possível emitir o RG em Roraima nos municípios menores.

Quer saber como isso funciona? Continue lendo este artigo e entenda como fazer RG em Roraima de forma simplificada.


Novo RG Roraima

A nova versão do RG deverá chegar em todos os estados do Brasil em 2020, conforme lei aprovada, e muitos Governos Estaduais já têm previsão de quando o serviço será lançado. Em Roraima, por exemplo, o RG+ começou a ser emitido no início de 2020.

O serviço, assim como o que é feito hoje em dia, é para todos e emitir a documentação será algo fácil e possível de ser realizado em uma unidade do Instituto de Identificação ou nas Casas do Cidadão.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Maranhão

Veja aqui os documentos necessários e o passo a passo para fazer RG Maranhão

O estado do Maranhão foi um dos pioneiros no Brasil a aderir o RG+, a nova versão do documento de identificação do cidadão que, agora, engloba todas as informações em um único lugar.

Vale ressaltar que o novo RG no Maranhão foi lançado em abril de 2019. Antes, o documento era feito no estado como todos os outros, ou seja, na versão anterior, que continha nome, foto do cidadão, nome dos pais, data de nascimento e, às vezes, o número do CPF.

Entretanto, com o RG+ é possível adicionar outros documentos, como carteira de habilitação, carteira de trabalho, título de eleitor e, até mesmo, o registro profissional e o tipo sanguíneo, por exemplo.

A Lei Estadual Nº 10.996/2019 foi a responsável por instituir a mudança, facilitando a vida do cidadão que, com a novidade, não precisa andar com um monte de documentos na carteira.


Novo RG Maranhão

Dessa forma, o estado do Maranhão se destaca com a inserção do novo modelo de identidade no Brasil, já que assim o cidadão consegue reunir seus dados em um só documento, sendo possível, inclusive, adicionar informações a respeito da sua saúde.

Emitir o RG no Maranhão, agora, vem com um toque a mais devido ao novo modelo.

Com tudo isso, é possível fazer a carteira de identidade em qualquer unidade do VIVA/PROCON do estado. O RG no Maranhão, em caso de primeiras vias, já vem atualizado.

Para entender mais sobre o RG no Maranhão basta continuar lendo este artigo.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Piauí

Confira as instruções e veja o passo a passo para fazer RG Piauí

O documento de identificação mais importante que o cidadão possui, o Registro Geral, ou RG, como é mais conhecido, é a forma de representar a identidade de cada pessoa que existe no Brasil.

O documento é o que possui mais informações sobre o cidadão, como foto, dados pessoais e, até mesmo, digital.

Por isso é tão importante ter o seu, afinal, é a partir desse documento que muitos outros são feitos. Em linhas gerais, é a documentação base para o cidadão.



RG Piauí Agendamento

Diferente de outras regiões, o atendimento para emitir o RG no Piauí é mais tradicional, não contando com ferramentas de agendamento online para reservar vagas, como acontece no estado do Ceará, por exemplo.

Entretanto, o Governo Estadual promoveu nos últimos meses a ampliação do serviço que permite emitir o RG no Piauí, contando com o Instituto de Identificação e a Secretaria de Segurança Pública.

Com a instalação de novas unidades do Espaço da Cidadania e o aumento do alcance do serviço de emissão de documentos em regiões do interior, agora é possível fazer o seu RG no Piauí de forma rápida e sem precisar ir muito longe.

Quer saber como o serviço de emissão de RG no Piauí funciona e como tirar o seu documento? Continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo.


RG Piauí Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação do Piauí é o responsável por todos os registros no estado, oferecendo os serviços de emissão de documentos, principalmente, do Registro Geral.… Clique aqui para ler todas as informações

RG Ceará

Confira as orientações e veja o que é necessário para fazer RG Ceará

A procura por tirar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF é sempre muito grande.

Por conta disso, no Ceará, por exemplo, o Governo Estadual, em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), passou a oferecer espaços onde os documentos podem ser emitidos com rapidez.


RG Ceará Vapt Vupt

O SPS busca facilitar a vida principalmente de quem precisa tirar RG no Ceará, oferecendo o serviço nas unidades do Vapt Vupt.

Esses postos são centrais de atendimento ao cidadão espalhadas pelo estado e atuam com a emissão de documentos essenciais, como carteira de identidade, habilitação, carteira de trabalho e CPF, por exemplo.

As unidades do serviço podem ser encontradas em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza, e também na Casa do Cidadão, que oferece opções semelhantes na hora emitir RG no Ceará.

Além disso, o sistema do Vapt Vupt oferece a opção do agendamento online para fazer RG no Ceará, garantindo uma vaga de atendimento sem ter que enfrentar filas ou passar horas e horas esperando.

A opção é simples e facilita muito a vida do cidadão, que pode optar por comparecer na hora e no dia de sua preferência, assim como na unidade do serviço que se encontra mais próximo de sua casa.

O horário de funcionamento do Vapt Vupt é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Quer entender de fato como fazer RG no Ceará?… Clique aqui para ler todas as informações