Carteira de Identidade

Identidade DF

Consulte as instruções e veja o que é preciso para emitir a  identidade DF

Depois da certidão de nascimento, a carteira de identidade é o documento mais básico no território nacional.

Todo mundo precisa de um RG quando é atendido no sistema público de saúde em Cartão SUS, quando faz uma matrícula escolar, quando é admitido em uma empresa, quando abre uma conta bancária e em muitas outras situações.

A identidade DF também é obrigatória sempre que os cidadãos estão emitindo algum outro documento, tais como uma carteira de motorista, um CPF, uma carteira de trabalho e outros.

A sua solicitação é permitida ao brasileiro naturalizado, ao brasileiro nato e também ao português com o Trato de Amizade.

No Distrito Federal, a solicitação da carteira de identidade deve ser feita à Polícia Civil, que recebe os cidadãos para emissão nos postos Na Hora.

A prioridade de atendimento nos postos Na Hora é o portador de deficiência, as crianças de colo, os idosos e as grávidas.

Identidade DF

Agendamento identidade DF

Os postos do Na Hora, nos quais se agenda a identidade DF, são os seguintes:

  • Taguatinga;
  • Sobradinho;
  • Riacho Fundo;
  • Cruzeiro;
  • Planaltina;
  • Santa Maria;
  • São Sebastião;
  • Brazlândia;
  • Rodoviária;
  • Ceilândia;
  • Gama;
  • Asa Sul;
  • Guará;
  • Samambaia;
  • Paranoá;
  • Recanto das Emas

A identidade DF deve ser agendada como segue:

  • Acesse a página de agendamento da Polícia Civil aqui;
  • Escolha entre primeira e segunda via da identidade;
  • Escolha a unidade e o horário.

É possível que, depois de escolher entre primeira e segunda via, você veja uma mensagem dizendo que não há mais agendamentos naquele dia.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento Poupatempo RG

Confira as orientações e veja o que é necessário para fazer agendamento Poupatempo RG

Ter o documento oficial de identificação é uma obrigatoriedade para todo brasileiro, pois esse é o documento básico para todos os demais.

Você não conseguirá emitir um título de eleitor, uma carteira profissional ou um CPF sem ter antes expedido um RG.

Em São Paulo, ele é feito nos postos do Poupatempo: tratam-se de grandes complexos que reúnem vários serviços sociais para a população.

A primeira via do documento de identificação é de graça e mesmo a segunda via pode ficar gratuita em algumas ocasiões.

O agendamento RG SP pode fazer realizado por pessoas de todas as idades: contudo, para a emissão do documento de menores de idade, será necessária a presença de um dos seus responsáveis legais.

O Poupatempo costuma aprontá-lo em até 15 dias, sendo preciso retirá-lo no posto de emissão.

Agendamento Poupatempo RG

Agendamento Poupatempo RG como fazer

O Poupatempo solicita que as pessoas acessem o seu site para o agendamento de RG SP:

  • Clique aqui;
  • Escolha a opção “Agendamento”;
  • Clique em “Cadastre-se”;
  • Digite o seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Forneça os dados pedidos;
  • Crie uma senha de acesso;
  • Depois dessas etapas, volte à opção “Agendamento” e faça login;
  • Clique em Carteira de Identidade;
  • Escolha o posto do Poupatempo e o dia.

Fique atento ao e-mail de confirmação que o Poupatempo manda sempre que se faz um agendamento. Esse e-mail traz todos os dados do dia agendamento e um protocolo.

Para cancelar o agendamento RG SP, você pode fazer login no mesmo site e clicar na lata de lixo ou botão “excluir” em frente ao dia agendado.… Clique aqui para ler todas as informações

Órgão emissor do RG

Entenda o que é órgão emissor do RG e saiba como identificar a informação no seu documento

O Registro Geral (RG) é o documento que todo brasileiro deve levar consigo sempre que sai de casa.

Isso porque ele é o documento de identificação oficial com foto mais básico e é somente a partir dele que a população pode emitir os demais.

Sua solicitação sempre é feita nos postos de identificação de cada Estado, com o prazo entre quinze dias e um mês para a sua preparação por parte do órgão emissor.

Em todo o país, a população pode pede a sua primeira via gratuitamente e o documento também fica de graça (na segunda via) para idosos a partir de 60 anos, erro de digitação e em caso de catástrofe natural.

Para obter o documento de identificação com foto pela primeira vez, é necessário somente a certidão de nascimento e, para os menores de idade, também é preciso a presença de um responsável legal com a sua documentação.

Quando se trata de segunda via, o cidadão precisa de um boletim de ocorrência ou do documento danificado/velho, sua certidão de nascimento ou casamento e, se quiser, pode adicionar o seu CPF.

Apesar de o RG ser um documento que está diariamente com os brasileiros, vários deles não sabem como funciona a sua emissão.

Por isso, conheça agora tudo sobre o órgão emissor do RG.

Órgão emissor do RG

Órgão expedidor do RG

O órgão expedidor ou órgão emissor RG é o órgão público responsável por preparar o documento: mesmo que os cidadãos peçam a sua carteira de identidade no instituto de identificação, ele somente recebe o pedido de identidade, mas não o expede.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento RG MS

Todos os trâmites da vida dos brasileiros incluem a apresentação do RG: é esse documento de identificação que serve como base para a emissão de todos os outros.

Afinal, ninguém pode tirar uma carteira de motorista sem ter um RG, por exemplo.

Recomenda-se que o documento seja emitido ainda na infância, sem a necessidade de o indivíduo ser alfabetizado – é só a criança colocar a sua digital que já valerá como uma assinatura. Depois que essa criança aprender a escrever, o documento é atualizado.

No Mato Grosso do Sul, as pessoas que precisam emitir um RG precisam entrar em contato com a Polícia Civil do Estado ou com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conhecida como SEJUSP.

Por meio desse contato, os cidadãos agendam a emissão do documento, o que é obrigatório. Descubra agora como funciona o agendamento RG MS.

Agendamento RG MS

Site para agendamento de RG MS

O agendamento RG MS é feito de graça no site da SEJUSP:

  • Clique aqui;
  • Escolha a cidade;
  • Clique no tipo de expedição de documento;
  • Selecione “Prosseguir“;
  • Escolha um dos postos de identificação;
  • Selecione de novo “Prosseguir”;
  • Escolha o horário e o dia;
  • Coloque suas informações pessoais e confirme.

Na tela que mostra os postos de atendimento da SEJUSP também há o horário de expediente e é importante observá-lo antes de fazer o agendamento.

Dessa forma, o cidadão garante que conseguirá estar no posto escolhido para expedir o documento.

Que escolhe procurar pela Polícia Civil do MS para emitir o RG é redirecionado para o mesmo sistema SEJUPS a fim de fazer o agendamento.… Clique aqui para ler todas as informações

Carteira de Identidade ES

Um cidadão capixaba que não tem carteira de identidade ES fica impedido de fazer quase tudo: qualquer tipo de cadastro pede o RG dentre os documentos básicos.

Dá para confirmar isso fazendo uma ficha médica, a assinatura de algum serviço, uma matrícula escolar, etc.

Muitas vezes, o a pessoa precisa emitir a carteira de identidade porque ela está em mau estado ou a foto já não é mais atual; inclusive, é por isso que os governos estaduais indicam que se renove o RG a cada dez anos.

Todavia, também existe bastante pedido de segunda via em decorrência de furto, perda e roubo.

Vale dizer que a carteira de identidade ES não é exclusiva para os adultos: todas as crianças também precisam possuir esse documento, com o benefício de que essa primeira via é de graça.

Veja neste material como fazer carteira de identidade no Espírito Santo.

Carteira de Identidade ES

Agendamento carteira de identidade ES

A carteira de identidade ES é feita nos postos do Faça Fácil e do Instituto de Identificação do Estado, mas o cidadão tem de agendar.

Por meio desse agendamento, a população ganha mais comodidade porque não precisa se preocupar com o tempo que vai gastar no Faça Fácil ou no Instituto de Identificação, inclusive porque não precisará chegar muito cedo.

Uma vez escolhido um dos horários, o cidadão que vai tirar carteira de identidade ES deve chegar com apenas 15 minutos de antecedência.

Isso possibilita que ele planeje de forma eficiente o seu dia e não fique “preso” à emissão do seu RG.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento Identidade PR

O agendamento identidade PR é um procedimento muito simples e, para uma parte da população, é gratuito.

Seu objetivo é permitir que os cidadãos paranaenses consigam a primeira ou segunda via do seu RG sem demora e sem grande quantidade de fila nas agências do Instituto de Identificação.

Como se sabe, o uso da carteira de identidade é imprescindível para muitos trâmites da vida e isso desde que o cidadão é criança.

Para fazer matrícula em qualquer escola ou ser atendido em um hospital, por exemplo, é importante que a carteira de identidade seja mostrada pelo responsável.

É por isso que o agendamento identidade PR pode ser feito em nome de pessoas de todas as idades.

Além disso, o documento é entregue ao cidadão em poucos dias e pode ser solicitado várias vezes durante a vida.

Agendamento Identidade PR

Agendar RG PR por telefone

O agendamento identidade PR é feito mais frequentemente pelo site do Instituto de Identificação.

Entretanto, quem quiser pode ligar para as suas unidades municipais para agendar ou para se informar sobre a emissão do documento.

Para localizar o telefone de cada unidade:

  • Clique aqui para ir ao site do Instituto de Identificação do Paraná;
  • À esquerda, clique em “Postos de Atendimento”;
  • Insira o nome da cidade;
  • Clique em “Consultar”.

Agendamento de Identidade PR pela internet

Para o agendamento identidade PR pela internet, é necessário contatar o Instituto de Identificação, mas deve-se salientar que essa opção não está disponível para certos municípios.

Dependendo do lugar, o cidadão pode ir diretamente ao posto do Instituto de Identificação, sem a necessidade de marcar via site ou telefone.… Clique aqui para ler todas as informações

Nova Carteira de Identidade: principais mudanças

A Carteira de Identidade é o documento básico de todo brasileiro: é com ele que as pessoas podem fazer a solicitação de outros documentos, como o passaporte, o CPF, a carteira de motorista, etc.

Justamente por essa importância é que surgiu a proposta de mudar a Carteira de Identidade, inserindo nela muito mais dados para facilitar a vida do brasileiro e permitindo a inserção do nome social.

A nova identidade poderá trazer até 12 números de documentos importantes para o dia a dia, como certificado de serviço militar e título de eleitor.

Inclusive, o cidadão poderá inserir até o seu tipo sanguíneo no novo RG, facilitando a ação médica em caso de emergência.

A nova identidade poderá ser emitida nos mesmos postos de emissão que o RG atual e destaca-se ela será disponibilizada, inicialmente, apenas em alguns Estados; em São Paulo, por exemplo, ela já pode ser pedida desde agosto de 2019.

Além de o cidadão conseguir adicionar mais 12 documentos, a nova identidade também traz um QR Code, que é um código que ajuda as autoridades a conferir se o RG é verdadeiro.

Nova Carteira de Identidade: principais mudanças

Nova Carteira de Identidade brasileira

A nova Carteira de Identidade brasileira, ainda que conte com a inclusão de doze documentos, não será aumentada e continuará a ser emitida em papel, exatamente como acontece atualmente.

Para que todas essas informações extra caibam no documento, ele será rediagramado, inclusive para haver um espaço para o QR Code.

Deve-se deixar claro que a inclusão do número da CNH na nova identidade, por exemplo, não quer dizer que a carteira de motorista em si não precisará ser mostrada.… Clique aqui para ler todas as informações