A carteira de identidade RS é imprescindível ao brasileiro: com a sua numeração, cada indivíduo é identificado em território nacional e é devido a isso que os bancos, as instituições de ensino e prestadores de serviços diversos precisam da carteira de identidade do cidadão.
No Rio Grande do Sul, é necessário solicitar a expedição do documento no Instituto Geral de Perícias, conhecido como IGP; porém, o órgão que realmente emite a carteira de identidade é a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
É válido recordar que a obtenção de qualquer outro documento é impossível se o cidadão não tem o RG: ele não pode emitir certidão de casamento, CPF, comprovante de escolaridade, título de eleitor, etc.
Agendamento carteira de identidade RS
O agendamento da carteira de identidade RS é gratuito e deve ser efetuado no Instituto Geral de Perícias:
- Acesse o sistema de agendamento do IGP aqui;
- Escolha uma das cidades gaúchas;
- Clique em “Continuar”;
- Escolha o horário e o dia e confirme;
- Informar os dados pessoais;
- Confirmar o agendamento.
Não se pode marcar o atendimento para carteira de identidade RS por telefone; contudo, dá para ligar para as unidades do IGP para esclarecer dúvidas.
Clicando aqui, encontram-se todos os telefones dos postos de identificação gaúchos.
Cancelar agendamento carteira de identidade RS
Se você tiver que cancelar o agendamento de identidade RS, precisará entrar em contato com o sistema Tudo Fácil:
- Clique aqui;
- Insira sua data de nascimento e nome completo;
- Localize o agendamento de identidade RS;
- Clique em “excluir” ou “cancelar” e confirme.
O cancelamento do horário no Instituto Geral de Perícias não impedirá você de agendar de novo quando quiser.
O que precisa levar para tirar carteira de identidade RS
A emissão da primeira ou segunda vi para quem tem menos de 16 anos só será possível com a presença de um tutor e seus documentos.
No caso da primeira vi, é preciso somente a certidão de nascimento (os naturalizados deverão apresentar o certificado de naturalização).
Já a segunda via da carteira de identidade RS só é feita se você explicar o motivo da solicitação: se houve furto, roubo ou perda do documento, será preciso mostrar o boletim de ocorrência.
Se você casou e precisa atualizar o nome no RG, deverá apresentar a certidão de casamento.
É indicado fazer uma nova carteira de identidade RS toda década para que a foto seja atualizada e, nesse caso, o IGP solicitará o documento velho para conferência.
As fotos são tiradas no dia do atendimento e é obrigatório não estar com roupa muito clara e nem usar acessórios muito grandes, que façam sombra demais ou tampem o rosto.
Também não se deve estar com acessórios de cabeça, a menos que se comprove oficialmente que isso é necessário por causa da sua religião ou saúde.
Nova carteira de identidade RS
O governo federal já liberou a nova carteira de identidade em vários lugares, como o Rio Grande do Sul.
Visualmente, ela é parecida com o RG tradicional, mas o cidadão pode escolher até 12 informações extras para ser adicionadas, sendo elas:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Título de eleitor;
- Nome social;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- PIS/PASEP;
- Identidade profissional;
- Tipo sanguíneo;
- Observações sobre a sua saúde.
Carteira de identidade RS valor
Todos os cidadãos podem emitir gratuitamente a carteira de identidade no RS pela primeira vez.
Porém, é preciso pagar uma taxa de aproximadamente R$ 68 para a segunda via, a menos que se comprove que houve roubo do documento anterior ou que o solicitante seja um idoso.
No Rio Grande do Sul, é obrigatório que o pagamento da taxa seja em dinheiro e apenas em um banco: o Banrisul.
Ressalta-se que a pessoa que tiver pressa para a emissão da segunda via pode escolher pagar aproximadamente R$ 89 para a segunda via expressa.
Carteira de identidade RS para menor de idade
Os menores de idade podem tirar a sua carteira de identidade RS a qualquer momento, mas precisarão da presença de um responsável legal.
Vale esclarecer que não basta estar acompanhado de um adulto qualquer: é preciso que ele seja legalmente responsável por esse menor, seja por possuir a sua tutela ou por ser um dos pais.
Carteira de identidade RS prazo
Em geral, a carteira de identidade RS fica pronta em 12 dias úteis, a menos que se trate da modalidade expressa: nesta, o documento pode ser feito em 5 dias úteis e, em algumas regiões, em 3 horas.
Para a retirada do RG no Rio Grande do Sul é preciso estar com o comprovante de atendimento.
A entrega da carteira de identidade a terceiros só é feita com a apresentação desse mesmo comprovante.
Vale salientar que os documentos que não forem retirados no Instituto Geral de Perícia em até três meses serão destruídos.
IGP RS telefone
O telefone para entrar em contato sobre assuntos de carteira de identidade RS é o do Posto de Identificação Azenha. O número é (51) 3223-6122.