Como pegar o Título de Eleitor na web em 9 claro passos

O sistema Título Net possibilita agilidade para o cidadão tomar o Título de Eleitor, uma vez que todo o cadastro dos detalhes pessoais é feito pelo próprio cidadão pela internet, sem sair de casa.
COMO Tem êxito?
O cidadão que se enquadra no perfil de eleitor (confira por aqui se tu já pode votar) fará um pré-cadastro na web, fornecendo seus dados pessoais e compartilhando o seu domicílio eleitoral (onde irá votar) de preferência.
Após o cadastramento, o sistema fornecerá um número de protocolo, o qual deverá ser exibido no Cartório Eleitoral da tua comarca de votação para fazer a retirada do Título de Eleitor.

O procedimento é totalmente feito pela web?
Não. É considerável clarificar que o este procedimento nem é 100 por cento online, isso é, você deverá finalizá-lo pessoalmente no Cartório Eleitoral escolhido no momento do cadastramento online.
Vou ganhar o Título de Eleitor pelo correio?
Não. Feito o procedimento através do sistema Título Net, tú deverá finalizar o cadastro no Cartório Eleitoral escolhido pra atendimento. É lá que irão lhe transmitir o Título de Eleitor após a conferência dos fatos inscritos
Algumas notas relevantes:
? Feito o pré-cadastro na web, o documento deverá ser retirado em até 5 dias. Após esse tempo, o processo de pré-cadastramento será anulado automaticamente pelo sistema.
?Alguns Cartórios eleitorais podem exigir agendamento prévio pra atendimento. Verifique se isso é necessário no Cartório eleitoral onde pretende ser atendido.
? Não será possível a impressão do Título de Eleitor pela web, o mesmo deverá ser retirado pessoalmente pelo eleitor pela sede do Cartório Eleitoral da sua comarca escolhida para votação.
? Caso haja multas eleitorais a serem pagas, o sistema emitirá as guias pra recolhimento do valor na rede bancária. Expor o comprovante no Cartório Eleitoral no momento em que for remover o documento.
? Em caso de perda no número de protocolo, comparecer no cartório eleitoral do seu domicílio eleitoral escolhido com os documentos acima, que a sua solicitação será encontrada.
? Caso exista pendência nem passível de quitação por intervenção de multa, o sistema não poderá ser utilizado, devendo o eleitor comparecer no Cartório Eleitoral com a documentação necessária para regularização.
? Este procedimento online também serve pros casos de necessidade de alteração do nome no Título de Eleitor, como nos casos de casamentos, divórcios ou mudanças de nome. Inclua pela lista de documentos necessários a Certidão de Casamento caso o intuito seja a alteração para nome de casada. Em caso de divórcio, transportar a Certidão de Casamento com a respectiva averbação.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Pra Retirar O TÍTULO DE ELEITOR Na Internet
Abaixo segue a lista dos documentos necessários pra tirar o Título Eleitoral pela internet. Devem ser anunciados no Cartório Eleitoral pra comprovação dos detalhes.
Documento de identificação civil – RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Para os homens, comprovante de quitação do Serviço Militar – Obrigatória a apresentação a partir de 30 de Junho do ano em que completar 18 anos;
Comprovante de residência.
PASSO A PASSO: COMO Retirar O TÍTULO DE ELEITOR Pela Internet
? 1º passo: Acessar o sistema Título Net pelo hiperlink: clique neste local.
? 2º passo: Preencher o formulário de identificação.
No primeiro campo “Título de Eleitor” seleção a opção “Não tenho”.
Atenção: Esta opção deverá ser selecionada caso você nem tenha o Título de Eleitor. As outras opções são destinadas para alteração de fatos cadastrais ou mudança de domicílio eleitoral.
Posteriormente, preencher o formulário com os dados do interessado:
Nome – preencher com o nome completo e sem abreviações;
Data de nascimento;
Nome da mãe – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja inexplorado.
Nome do pai – completo e sem abreviações. Selecionar “Não consta/Em branco” caso seja inexplorado.
Após publicar os caracteres de segurança e verificar se os dados estão corretos, clique em “Confirmar” como mostra a imagem.

? 3º passo: Preencher o formulário “Dados Pessoais”.
Nesta fase será necessário dizer detalhes pessoais do interessado.
Como preencher o formulário:
Documento de identificação – seleção o documento a ser informado, tal como número e órgão expedidor. São aceitos:

RG;
Carteira de Serviço;
Carteira Profissional (OAB, CRM, CRP, CRECI, etc);
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;

CPF – dizer o número do CPF, se portar – não é obrigatório.
Estado Civil – solteiro, casado, viúvo, separado ou divorciado;
Sexo;
UF de nascimento – Estado em que nasceu o interessado;
Município do Nascimento – cidade em que nasceu o interessado;
Grau de instrução – informar o grau de instrução do interessado;
Ocupação principal – escolher dentre as opções;
Detém irmão(ã) gêmeo(a)? – Responder sim ou não;
Portador de necessidades especiais? – Responder sim ou nem;
Deseja ser mesário voluntário? – Responder sim caso queira trabalhar de mesário nas eleições.
Após confirmar os dados informados, clicar em “Próximo”.

? 4º passo: Preencher o formulário com o endereço do interessado.
CEP: Agrupar o Código de Endereçamento Postal da cidade onde reside o interessado. Após adicionar o CEP, o sistema irá automaticamente preencher os campos UF e Município. Verifique se estão corretos. Caso nem saiba qual o CEP de onde reside, acesse o website dos Correios e efetue a pesquisa.
Bairro: Avisar nome do bairro onde reside o interessado.
Logradouro: Endereço de onde reside o interessado.
Número: Número da residência.
Complemento: preencher se houver.
Tempo de domicílio por esse município: Informar o tempo em que reside no município acima informado.
Telefone: opcional – nem é obrigatório.
Após supervisionar os dados informados, clique em “Próximo” como ilustra a imagem abaixo.

? 5º passo: Seleção do ambiente de votação.
Fique atento nesta fase, já que é onde será escolhido o local em que o interessado irá votar, caso existam vagas disponíveis. Se no lugar que você escolher não houver vagas disponíveis, você será informado quando comparecer ao Cartório Eleitoral pra finalização do cadastro e recebimento do Título de Eleitor. Será agora que o problema de falta de vagas disponíveis será sanado.
Dentre os locais listados, possibilidade o de tua preferência clicando no botão à esquerda do nome do lugar. Logo em seguida clique em “Próximo” para avançar para a próxima época.

? 6º passo: Escolha do local de atendimento.
Nessa fase, seleção o lugar onde pretende finalizar o processo pra tirar o Título de Eleitor. Serão listados os Cartórios Eleitorais do município escolhido. Selecione clicando no botão circular ao lado no nome do Cartório Eleitoral de tua preferência e clique em “Próximo”.

? 7º passo: Confirmação dos fatos.
Confira se os detalhes estão corretos e clique em “Confirmar”.

? 8º passo: Conclusão e impressão do requerimento.
Pronto! O sistema irá gerar o número de protocolo e o seu pré-cadastro na Justiça Eleitoral está concluído. Clique no botão no rodapé da página pra imprimir o requerimento.

? 9º passo: Apresentação no Cartório Eleitoral escolhido no pré-cadastro.
Nesta hora, basta o solicitante se exibir no local de atendimento escolhido (Cartório Eleitoral) e transportar consigo o documento impresso com o número do protocolo e também os documentos necessários para a confirmação dos detalhes cadastrais. Se tudo estiver claro, tú receberá o Título de Eleitor e estará apto a participar do processo eleitoral Brasileiro.
Atenção:
Após a conclusão do requerimento (passo nº 8), tu deverá se exibir no lugar de atendimento escolhido dentro de 5 dias corridos pra concluir todo o processo pra Retirar o Título de Eleitor. Caso tu não se apresente o sistema automaticamente irá eliminar todo o pré-cadastro. Caso isto ocorra, todo o processo de pré-cadastramento deverá ser repetido.

Fonte:
Tribunal Superior Eleitoral

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