Consulta CPF – Como consultar o CPF online e regularizar o cadastro

Consulta CPF – Nesse artigo tú vai compreender como consultar a situação cadastral do CPF diante a Receita Federal. Em vista disso, tú poderá checar se existem pendências no cadastro que necessitam de regularização. Também vamos aconselhar a tu o que fazer pra regularizar a situação cadastral do CPF em caso de irregularidades.

? Deve da 2ª avenida do CPF? Aprenda como imprimir a segunda rua do CPF aí mesmo na sua residência. Veja o post: Clique neste local.

? Não sabe como e onde tomar o CPF? Visualize nosso post completo e aprenda como retirar o CPF, clique por aqui.
COMO FAZER A CONSULTA CPF Pela Internet
Através da consulta CPF tú terá acesso à situação cadastral do documento pela Receita Federal.
Respeitável mencionar que existem 5 tipos de situação cadastral em que o contribuinte poderá se descobrir:
Regular: Inexistência de pendência no cadastro.

Pendente de regularização: o interessado deixou de entregar a declaração de imposto de renda no momento em que era gratidão a fazê-la.

Suspensa: cadastro do interessado está incorreto ou incompleto.

Cancelada: o cancelamento poderá se conceder por multiplicidade, por decisão administrativa, judicial ou por morte do portador.

Nula: foi detectado fraude cadastral e a inscrição foi cancelada.

ATENÇÃO: A consulta ensinada nesta postagem nem tem ligação com a consulta feita por órgãos de proteção ao crédito. A consulta por aqui tratada é de situação cadastral próximo a Receita Federal. Informações a respeito consultas relacionadas a crédito necessitam ser buscadas junto a tais órgãos de proteção ao crédito.
Documentos necessários
Para fazer a consulta CPF online tenha em mãos o número do seu CPF.
Passo a passo pra fazer a consulta CPF pela internet
1. Veja o endereço eletrônico da Receita Federal onde a consulta CPF é consumada.
2. Informe o número do CPF e o código de caracteres como mostra a imagem. Em seguida clique em “Consultar“.

3. Na próxima tela será informado o seu nome e a tua situação cadastral.

4. Pra imprimir a consulta, clique em “Preparar página para impressão“.
5. Sem demora é descomplicado, basta clicar em “Imprimir“.

COMO REGULARIZAR A SITUAÇÃO NO CPF?
O processo para o contribuinte regularizar o CPF podes ser feito de 2 maneiras, a precisar se está ou não em dia com a obrigação de transmitir a declaração anual de imposto de renda. Confira como proceder.
Declaração de Imposto de Renda pendente
Primeiramente o contribuinte necessita checar se deixou de dar a declaração do imposto de renda que estava gratidão. Essa verificação fiscal é praticada através do Portal e-CAC da Receita Federal.
Siga o passo a passo pra realizar a busca de situação fiscal.
1. Acessar o Portal e-CAC e comunicar o número do CPF, código de acesso e senha. Logo depois clicar em “Avançar“. Caso não tenha gerado o código de acesso ou senha, siga o nosso passo a passo.

2. Clique em “Certidões e situação fiscal” e logo após clique em “Consulta Pendências – Situação Fiscal“, como mostra a imagem logo abaixo.

Atenção: Por esse passo, dependendo do navegador usado, poderá mostrar-se um alerta de conexão não confiável, sendo impossível a visualização do relatório de situação fiscal. Caso isso ocorra, utilize o navegador Internet Explorer (última versão) que este alerta não aparecerá.
3. Na próxima tela será apresentado o “Diagnóstico Fiscal” do CPF consultado. É por aqui que irão mostrar-se as eventuais pendências fiscais.
4. Clique em “Gerar Relatório” para o sistema gerar o relatório contendo a sua situação fiscal em um documento no formato PDF.

Declaração de Imposto de Renda em dia
Caso tú verifique que nem estava gratidão a transmitir a Declaração de Imposto de Renda em um dos últimos 5 anos ou que havia entregado todas as declarações em que estava gratidão, será necessário fazer um pedido de regularização à Receita Federal.
O pedido deverá ser feito pelo próprio interessado ou pelo seu representante:
Nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios, mediante pagamento de R$ 5,setenta pelo serviço.

No exterior, comparecendo a uma das representações diplomáticas brasileiros, onde o serviço é gratuito.

Na internet, preenchendo o formulário disponível no endereço eletrônico da Receita Federal, caso a tua situação cadastral do seu CPF seja “suspensa”.
ONDE Provar O PEDIDO DE REGULARIZAÇÃO?
A confirmação é obtida acessando a consulta CPF pública através do blog da Receita Federal. Depois é só acompanhar as instruções já explicadas acima.
DÚVIDAS FREQUENTES
A Receita Federal disponibiliza uma compilação com as principais questões sobre o CPF. Se você teve qualquer defeito ou tem uma dúvida a respeito situação peculiar, com toda certeza irá encontrar sua dúvida respondida.
Encontre por aqui: CPF – Questões e Respostas.
Referência:
Receita Federal

Deixe um comentário