Fazer CPF

Consulte as instruções e veja tudo o que é necessário para fazer CPF

O Cadastro de Pessoa Física, conhecido simplesmente como CPF, é um documento essencial para o cidadão do Brasil, afinal, através dele é possível realizar diversas ações, das mais simples às mais requintadas. Como você já deve saber, quase sempre é necessário informar o CPF.

O documento é emitido e gerenciado pela Receita Federal do Brasil, que por meio de um banco de dados consegue guardar informações cadastrais de todos os cidadãos cadastrados.

O CPF é o registro de pessoas físicas, ou seja, do ser humano enquanto cidadão detentor de direitos civis, com acesso a tudo que a sociedade tem a lhe oferecer.

Diferente do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que diz respeito a empresas e entidades, o CPF se relaciona com o cidadão e os seus direitos como membro da sociedade.

Dessa forma, para identificar a população, uma vez que o cidadão é cadastrado, ele recebe um número de registro, que o acompanhará por toda a vida e será essencial em determinados momentos para sua identificação.

Mas, afinal, agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o que é esse documento, como fazer CPF? Bom, o processo é bem simples e pode ser feito tanto presencial quanto online.

Para aprender como fazer CPF e ficar por dentro de tudo o que acompanha o processo, continue lendo este artigo.


Quem pode fazer CPF?

Um ponto que é importante ressaltar é que o Cadastro de Pessoa Física não serve – sozinho – como documento para identificação, pois não contém os dados necessários para comprovar a identidade do cidadão, como foto, assinatura e digital, diferente do RG.

Sendo assim, para evitar empecilhos é interessante sempre ter consigo a carteira de identidade e utilizar o CPF como um documento complementar ao Registro Geral.

Com tudo isso, a pergunta que fica é: afinal, quem pode fazer CPF?

A resposta é simples: qualquer um pode fazer CPF, desde que siga as normas e os requisitos da modalidade de pessoa física que se encaixe.

Ou seja, adultos, menores de idade acompanhados pelos pais ou responsável, pessoas incapacitadas através de um tutor ou cuidador, brasileiros que residem no exterior e até mesmo estrangeiros podem solicitar a emissão do documento.


Onde fazer CPF?

Como mencionado acima, é possível fazer CPF presencialmente ou pela internet. Dessa forma, o cidadão pode optar pela modalidade que melhor se encaixa na sua rotina e dia-a-dia.

Emitir o documento pela internet é, de fato, a forma mais fácil em termos de praticidade, afinal tudo pode ser feito diretamente do conforto de casa, com apenas alguns cliques.

Entretanto, nos postos de atendimento presenciais o processo também é simples e não leva muito tempo. As unidades de serviço público que oferecem esse tipo de serviço são as agências dos Correios e os bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.


Como fazer CPF?

Para fazer CPF, o Cadastro de Pessoa Física, basta comparecer ao local de atendimento mais próximo a você, com os documentos necessários, ou acessar o site da Receita Federal e seguir os passos para a emissão online.

Confira a seguir o que fazer em cada situação.

Como fazer CPF presencial

Nas agências bancárias ou dos Correios, o cidadão pode fazer CPF a qualquer momento, dentro do horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Para isso é só ter em mãos os documentos exigidos para o processo de emissão do documento e, em caso de menores de idade ou incapacitados, estar com o responsável legal ou tutor.

Maiores de 16 anos devem levar na hora de fazer CPF o documento de identidade com foto e o título de eleitor. Já os menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais e ter em mãos o documento de identidade com foto tanto do menor quanto do responsável legal.

Assim, é necessário apresentar a documentação para o atendente e aguardar o procedimento para a emissão do CPF.

Como fazer CPF online

Para fazer CPF sem nem sair de casa o único requisito é ter entre 16 e 25 anos e possuir título de eleitor. Sendo assim, qualquer um que se encaixe nesse parâmetro pode emitir o documento completamente online.

Basta acessar o site da Receita Federal e selecionar o botão “CPF” que aparece logo na página inicial. Assim, na página redirecionada, na aba “Serviços em Destaque”, clique em “Inscrição -1ª via CPF” e logo após selecione a opção para fazer CPF online.

No formulário, o cidadão deverá preencher seus dados pessoais e, em seguida, clicar em “Enviar” para concluir a etapa.

Se tudo estiver correto, o sistema irá fornecer um comprovante de inscrição, contendo um número de protocolo, que poderá ser utilizado para analisar o andamento do processo de emissão do documento.

Depois da inscrição finalizada, é só imprimir o documento e pronto! Seu cadastro foi feito.

Viu como pode ser simples fazer CPF. Tanto online quanto presencialmente não tem segredo. Sendo assim, faça já o seu!

Deixe um comentário