Identidade PB

Consulte as instruções e veja o passo a passo para fazer a Identidade PB

Com o objetivo de oferecer prestação de serviços dos mais variados órgãos federais, estaduais, municipais e de redes privadas, a Casa da Cidadania é um projeto do Governo da Paraíba criado em 2001 que age como mediador para que a população encontre de forma mais acessível os serviços que necessita.

A Casa da Cidadania possui diversas unidades por todo o Estado e oferece serviços de qualidade para o povo, como a emissão de carteira de identidade na Paraíba, segunda via de documentos, CNH, carteira de trabalho e muito mais.

Os serviços relacionados à documentação pessoal, principalmente de carteiras de identidade na Paraíba são os mais procurados. Para se ter uma ideia, a demanda é tanta que às vezes é difícil conseguir vaga.

Até outubro de 2017, o agendamento para a emissão de carteira de identidade na Paraíba era feito por mês e direto em uma unidade da Casa da Cidadania. Entretanto, agora é possível marcar a data para emitir sua carteira de identidade online, através do site do Governo do Estado.

Mas, apesar da praticidade de agendar tudo direto do conforto de casa, a procura é muito grande e o serviço acaba não tendo vaga para todos.

Nesse sentido, vale ressaltar que as vagas são abertas todas as segundas-feiras, às nove horas da manhã, são disponibilizadas cerca de 1.000 para João Pessoa. Nas demais localidades, o processo pode ser diferente e o número de vagas às vezes varia.

De qualquer forma, o agendamento é feito pelo site e é preciso ficar de olho para não perder a sua vez.

Porém, não se desespere, neste artigo você vai ficar por dentro de tudo e entender como o processo funciona, a fim de conseguir fazer o agendamento e emitir sua carteira de identidade na Paraíba. 

Identidade PB


Carteira de Identidade PB agendamento

Antes de tudo, é importante ressaltar a forma com que as vagas são abertas no site do Governo Estadual.

Todas as segundas-feiras, às nove horas da manhã, o site libera cerca de mil vagas que poderão ser preenchidas para dar entrada no processo de emissão da documentação do cidadão naquela semana.

Este processo é novo e veio para substituir o agendamento mensal que era feito nas unidades no ano passado. Segundo o Instituto de Polícia Científica, antes da mudança, muitas pessoas agendavam a emissão do documento e não compareciam na data indicada.

Dados informam que cerca de 35% dos cidadãos que faziam o agendamento no mês, devido à demora, não compareciam à unidade da Casa da Cidadania no horário marcado.

Em visto a tantos problemas, a oferta de vagas passou a ser semanal e, apesar de diminuir o tempo de espera, ainda não é suficiente para atender a população.


Agendar carteira de identidade na Paraíba: passo a passo

O processo para agendar carteira de identidade na Paraíba é bem simples, apesar do número de vagas ser limitado a cada semana.

Para saber como fazer isso, siga os passos a seguir a fim de garantir a sua vaga em uma Casa da Cidadania para emitir a carteira de identidade.

Passo 1: Acesse o site do Portal Cidadania clicando aqui e faça login na página. Caso você não possua um cadastro no site do Governo Estadual, registre os seu dados e entre com o seu usuário para realizar os procedimentos necessários para agendar a carteira de identidade na Paraíba.

Passo 2: Selecione a opção referente ao agendamento de carteira de identidade civil. No campo “Escolher a pessoa”, clique na opção com os seus dados. O nome e CPF do usuário já estarão preenchidos após selecionar o seu perfil. Feito isso, informe seus dados nos campos em branco.

Passo 3: Após preencher suas informações pessoais, leia com atenção os tópicos que estarão abaixo. Ali, você terá acesso aos documentos necessários para emitir sua carteira de identidade na Paraíba e algumas outras questões importantes na hora de realizar o processo.

Passo 4: Passadas todas as informações, clique no botão “Próximo”, que se encontra abaixo dos seus dados pessoais.

Passo 5: Depois de ser redirecionado para a página de agendamento, informe o local de preferência e confirme o seu agendamento de carteira de identidade na Paraíba.

Ao final, o usuário consegue conferir o agendamento na área de login, na aba “Meus Agendamentos”.

Agendar carteira de identidade na Paraíba: passo a passo


Carteira de identidade PB documentos

Para emitir sua carteira de identidade na Paraíba, independentemente de ser a 1ª ou a 2ª via, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

Em casos de 2ª via, é indicado levar o documento original e o xerox.

Sendo assim, com a data e o horário determinados, basta comparecer à unidade da Casa da Cidadania que você escolheu, com todos os documentos em mãos e dar início à emissão da carteira de identidade na Paraíba.

Além disso, lembre-se de ficar atento ao número de vagas antes e corre fazer o seu agendamento!

Deixe um comentário