Passaporte para Menores – Como Fazer

No momento em que o requerente ao Passaporte for pequeno de dezoito anos, é necessário a apresentação do Formulário específico de autorização assinado por ambos genitores ou pelo responsável legal do pequeno (veja o Formulário clicando por aqui).
Será dispensado da indispensabilidade quando o caso se tratar de cessação de incapacidade.
Em casos em que o menor esteja sob a guarda de um dos genitores, a assinatura do outro genitor, com firma conhecida, será necessário no Formulário de Autorização pra Obtenção de Passaporte pra Pequeno.
Se a assinatura com firma reconhecida não for possível, o Passaporte para menor só será emitido ante autorização judicial.
Nos casos em que o comparecimento dos pais ou responsável ótimo não for possível, o requerimento do Passaporte para menor poderá ser feito por terceiro mediante apresentação de Procuração Pública Específica (Acesse o modelo clicando neste local).
Para crianças menores de 03 anos de idade, o DPF necessita de apresentação de 01 fotografia 5×7 recente, colorida, fundo claro e sem data.

PASSAPORTE Para Pequeno
Considerações importantes:
ESTANDO AMBOS OS GENITORES PRESENTES:
O Passaporte pra pequeno será emitido mediante suas assinaturas pela Autorização, que será coletada e conferida pelo servidor responsável na conferência dos documentos.
ESTANDO Apenas UM DOS GENITORES PRESENTE:
O Passaporte para menor será emitido mediante tua assinatura pela Autorização e apresentação de Certidão de Óbito do outro genitor.
O Passaporte para menor será emitido mediante sua assinatura na Autorização e a apresentação da mesma com assinatura e firma reconhecida da assinatura do outro genitor.
O Passaporte para pequeno será emitido mediante tua assinatura na Autorização e a assinatura do outro genitor pela Autorização, transmitida por meios eletrônicos de outra DPF ou Repartição Consular Brasileira conferido por servidor da unidade transmissora devidamente identificado na transmissão.
O Passaporte pra menor será emitido mediante sua assinatura na Autorização e a apresentação de Procuração Pública Específica outorgada pelo outro genitor, lavrada em Cartórios ou Repartição Consular Brasileira, com validade inferior a 01 ano, autorizando a emissão de Passaporte pra menor.
NÃO ESTANDO PRESENTE NENHUM DOS GENITORES:
Estando nenhum do genitores presentes, como citado acima, o Passaporte pra pequeno poderá ser emitido a terceiro perante apresentação de Procuração Pública Específica lavrada em Representação Cartorária Brasileira ou Repartição Consular Brasileira no exterior com validade inferior a 01 ano. Por Representação Cartorária estrangeira, com tradução efetuada por tradutor juramentado e devidamente consularizada, com prazo de validade inferior a um ano.
O Menor, requerente do Passaporte, nos casos citados acima, deverá comparecer com seu representante, Maior, averbado na Procuração Pública Específica, à DPF.
Todos os envolvidos no processo: Genitores, responsável divertido, representante averbado e o requerente Pequeno, deverão expor documentos de identificação originais.
O Passaporte Brasileiro, no ato da entrega, será feita ao Pequeno, requerente, estando acompanhado por um dos genitores, responsável ótimo ou representante bacana.
A entrega poderá, ainda, ser feita a pais ou representante sensacional da criança menor de doze anos que nem seja alfabetizada desde que no campo “assinatura”, esteja posto o carimbo padrão “Menor nem alfabetizado / Iliterate minor”.
Nem se faz necessário novo comparecimento da criança, desse caso, ao DPF, no ato da entrega do documento.
Fontes:
Polícia Federal – Orientações sobre isso passaporte para pequenos de 18 anos
Ministério das Relações Exteriores
Portal Consular

Você acabou de ler um artigo que faz divisão da série Como retirar Passaporte. Para acessar todos os artigos, clique nesse lugar.
Salvar

Deixe um comentário