Primeiro Emprego: Dicas para você ocupar a tão sonhada vaga de emprego com maestria

O primeiro emprego é motivo de bastante medo e indecisão pros adolescentes recém formados do ensino médio e até mesmo os graduados.
Quando pisamos no mercado de trabalho pela primeira vez e nos deparamos com o estímulo de tomar o primeiro emprego é que sentimos pela pele as emoções fortes que circundam esta fase bastante sensacional de nossa vida: a fase do avanço e desenvolvimento profissional.
Tecemos alguns detalhes úteis pra lhe proteger a confrontar esta passageira fase.
PRIMEIRO EMPREGO: A Ausência DE EXPERIÊNCIA
Essa é uma das maiores inseguranças (se nem a maior delas) que vaga pela mente do candidato. Como irei ser empregado se não tenho experiência? Por este instante de amargura e insegurança vale o velho conselho: fique calmo.
Ninguém nasce com experiência. Nesta fase em que se pesquisa o primeiro emprego, o candidato precisa focar em enriquecer o seu currículo. Além dos cursos profissionalizantes pagos ofertados por escolas especializadas, existem cursos na internet gratuitos disponíveis a você. Pra isso, use e abuse da web, use-a a seu favor.
Alguns exemplos de cursos importantes:
Cursos de línguas (inglês é essencial e já se podes expressar que é básico)
Cursos de informática (principalmente os pacotes de software mais comuns)
Cursos online com certificação – há muitos cursos que você poderá fazer na web, com certificado. Alguns são pagos e também existem custos online gratuitos.
Trabalhos sociais e voluntários – em primeiro espaço, trabalhos sociais enriquecem nossa alma, dado que fazer o bem ao próximo nunca é fraco e ainda irá compor sua formação curricular.
Essa sede por aperfeiçoamento é notada pelo recrutador pela hora em que seu currículo estiver sob análise. Não se esqueça de enaltecer estes pontos na hora da entrevista.

Corporações QUE Procuram OS INEXPERIENTES
Bastante bem que a extenso fatia das vagas de emprego sejam ofertadas pra profissionais com experiência e bagagem, algumas organizações buscam exatamente o contrário, aqueles com a carteira de serviço em branco. Querem aquele candidato “bruto”, somente com a formação acadêmica adequada à carreira e algumas qualificações, todavia sem muita (ou nenhuma) experiência e rodagem.
Entretanto isto tem lógica. Pense bem, um candidato com experiência podes não se adaptar satisfatoriamente aos processos desta nova empresa contratante, tendo em vista seus anos de experiência trabalhando em outro paradigma procedimental. Quem sabe a adaptação nesse funcionário seja bastante demorada e afete a eficiência operacional da empresa negativamente.
O que nem ocorre com um candidato que está “bruto”, onde a empresa poderá lapidá-lo para satisfazer com precisão suas necessidades de um jeito bem mais barato (como será o primeiro emprego, o nível salarial será o da base) e produtivo.
Nessa filosofia, quem mais tem a receber é a empresa, dado que o funcionário crescerá profissionalmente e cimentará todos os princípios e missão empresarial. Há inúmeras histórias de pessoas que começaram no nível mais miúdo e hoje ocupam cargos de cima escalão executivo em muitas organizações de renome. Você pode ser o próximo. Por que não?
COMO FAZER UM CURRÍCULO
Para se inscrever numa vaga de emprego ou em agência de empregos, tu deverá transmitir o teu currículo, o famoso e temido “curriculum vitae” ou “resume”. É nesta hora que muita gente fica perdida e acaba fazendo um currículo de forma errada.
Na realidade, não existe mistério pela elaboração de um currículo. Segundo especialistas, precisa ser claro e propósito. Acessível por isso.
Algumas informações válidas pela elaboração de teu currículo:
Foque em sua formação
Informe corretamente o nome das instituições onde tú se formou e o ano de conclusão.
Cursos extracurriculares
Nem se esqueça de dizer toda formação extra que você têm, desde participações em palestras, simpósios, fóruns, congressos, etc.
Cursos de idiomas e complementares
Existem muitos cursos online com certificação pagos ou gratuitos para enriquecer seu currículo. Realmente compensa pesquisar. A dica é pesquisar a instituição e averiguar os procedimentos pra emissão do certificado.
Utilize um e-mail profissional
O e-mail será um dos seus canais de comunicação fornecidos. Por tal porquê, tenha um e-mail profissional, de preferência com o teu nome – ex: [email protected] – evite fornecer e-mail com apelidos ou frases estranhas – ex: [email protected]
Seja claro e propósito pela redação do currículo
Por aqui vale a máxima “não encha linguiça”. Recrutadores são treinados pra análise curricular e neste momento vão detectar o exagero de palavras sem objetivo.
Jamais forneça informações falsas no currículo
Principalmente com relação à formação, um emprego passado ou referência. Tenha certeza que o recrutador irá analisar se a referência é verídica. Quanto à checagem das formações, poderá requisitar apresentação de diplomas e certificados.
Antes de imprimir o currículo, faça a verificação ortográfica
Entregar o currículo com erros grosseiros de português irá causar má impressão, com toda certeza.
Usar modelos
Existem vários modelos de currículo pela web, caso nem esteja conseguindo redigir o seu, procure um paradigma e adapte-o. Uma vez finalizado teu currículo, nesta ocasião é só entregá-lo diretamente na empresa ou nas agências e esperar os contatos.
ENTREVISTA DE EMPREGO
Após a análise curricular prévia, o candidato é contatado para agendar a tão temida entrevista de emprego. É nesse lugar que muita gente perde o sono, literalmente.
Fique sossegado, porque escrevemos uma post sobretudo pra lhe auxiliar a respeito da entrevista de emprego. São mais de dez informações pra tú alcançar o teu propósito com maestria e autoridade.
? Acesso ao postagem: Entrevista de Emprego: Quinze dicas infalíveis para tú sair pela frente da concorrência

NÃO DESISTA
Mesmo seguindo todas as nossas dicas, como centenas de algumas que você encontrará na web, você poderá não concluir o processo de recrutamento e seleção, em um primeiro instante. Isso é normal no começo, dado que tu está dando seus primeiros passos. NÃO DESISTA!
O sério é focar no acúmulo de discernimento, o que enriquecerá o teu currículo por consequência. Precisamos olhar a existência como um desafio frequente e claramente a barreira do primeiro emprego será derrubada com maestria por tu. Se tu chegou até nesse lugar é por que tem sede e vontade de assimilar, de procurar o entendimento para alcançar seus objetivos!
Um extenso abraço e até a próxima!
Imagens: cortesia de Flickr / Pixabay

COMPARTILHE Este Postagem NAS Mídias sociais. CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK Pra Acompanhar NOSSAS Dicas!

Deixe um comentário