Renovar Passaporte – É realmente necessária a renovação do passaporte?

Pra todos os efeitos, NÃO existe o termo RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE Brasileiro.
O Documento de identificação do viajante Brasileiro, ou simplesmente, PASSAPORTE Brasileiro, não é renovável ou prorrogável.
Ou seja, ele é usado até a data do teu vencimento.
Estando a validade do Documento quase expirada, o titular deverá escoltar todo o procedimento exigido pela Polícia Federal, pra emissão de um novo passaporte.
Quanto a numeração, como se trata de uma nova solicitação de documento, a numeração do passaporte será outra, diferente do passaporte vencido.
Com a implementação do Passaporte eletrônico Brasileiro, algumas dúvidas suscitaram a respeito da obrigatoriedade da renovação do Passaporte Brasileiro.
No entanto, o velho Passaporte poderá ser usado até a expiração de tua data de validade, sem a inevitabilidade de ser renovar o Documento.
Após o vencimento, ou mais indicado, até próximo do vencimento, já que muitos países exigem o documento com validade de 6 meses ou mais (Países signatários do Acordo de Schengen, é exigido que o passaporte tenha 3 meses de validade, no mínimo, contados da saída do viajante do Espaço Schengen), pra emitirem Vistos de viagem, ou admitirem o viajante em seus territórios, o Titular do Passaporte deverá proceder a requisição de um novo documento.

Para saber os documentos necessários pra requisitar um novo Passaporte, clique neste local.

Pra saber como proceder para fazer a requisição de um novo Passaporte, clique neste local.

Pra acessar post sobre o assunto informações de viagem internacionais, clique neste local.

Pra acessar outros artigos a respeito de Passaporte, clique neste local.
Para acessar artigos a respeito de Visto de viagem para os EUA, clique nesse lugar.
Passaporte Biométrico
O Passaporte biométrico Brasileiro, de cor azul (Passaporte Regular), ou o Passaporte eletrônico, foi implantado em dezembro de 2010.
A principal característica, em relação ao velho, foi a inserção de um microchip que será o responsável pela gravação dos dados biométricos do seu titular.
Além do chip, para gravação biométrica, diversas novas características de segurança foram implementadas no novo documento, em relação ao velho.
Pra acessar o artigo, a respeito de estes incrementos na segurança do Documento, clique nesse lugar.
O velho Passaporte, foi substituído pelo biométrico por questões de segurança internacional.
Os dados biométricos captados do requerente, na data agendada para o procedimento, no momento em que da requisição do Documento, constarão tua fotografia facial, impressões digitais e tuas informações pessoais, arquivadas pela base de dados da Polícia Federal.
Na atualidade, países da União Europeia, Canadá, Japão e Estados unidos, além de outros, expedem Passaportes biométricos para seus viajantes.
Cuidados com a Guarda do novo Passaporte
O novo documento de viagem Brasileiro, ou Passaporte eletrônico deverá ser guardado e manuseado com cuidado.
Deverão ser tomados cuidados no significado de conservar o microchip. Ações como dobrar, perfurar, expor o documento à altas temperaturas, umidade excessiva, campos eletromagnéticos elevados ou substâncias químicas poderão danificar o microchip, inutilizando o documento.
Danos ao documento, do mesmo jeito o extravio ou roubo, deverão ser comunicados à Polícia Federal o mais transitório possível.
Saiba, clicando aqui, como avisar uma ocorrência com o documento de viagem à Polícia Federal.
Conclusão
Assim sendo, o passaporte nem é renovável.
Isso significa que ele existe até a data da expiração e o viajante deverá providenciar um novo passaporte, se por isso querer viajar pra outros países.

Tú acabou de ler um post que faz fração da série Como tomar Passaporte. Pra acessar todos os artigos, clique nesse lugar.
Salvar

Deixe um comentário