RG Acre

No Acre, o Registro Geral (RG) do cidadão é feito pela Secretaria de Estado da Polícia Civil.

Esse documento é uma das formas de identificação mais importantes para a população brasileira, pois serve como documentação base para a identificação de uma determinada pessoa no sistema do Brasil.

Dessa forma, com o RG no Acre o cidadão é capaz de fazer outros documentos, além de conseguir viajar para os países no Mercosul, como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela, sem passaporte.

É necessário, no entanto, manter a carteira de identidade bem conservada e com uma foto atual.


Instituto de Identificação Acre

No Acre existem duas unidades da Central de Serviço Público onde acontece o atendimento voltado para a emissão de carteira de identidade para o cidadão.

Na capital, Rio Branco, o posto de atendimento à população fica na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, no centro da cidade. O horário de funcionamento da Central é de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30, e às sextas-feiras, das 7h à 13h.

Outro município que recebe o serviço é Xapuri, onde a Central de atendimento fica localizada na Rua 6 de agosto, nº 12. O horário de atendimento nesta unidade é igual ao da capital, de segunda a quinta-feira, das 7h30 à 15h30, e às sextas-feiras, das 7h à 13h.

Mas, afinal, como fazer RG no Acre? Bom, para saber mais sobre o funcionamento do serviço de identificação continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo!


Novo RG Acre

O estado do Acre foi o primeiro a aderir a lei que implantou a nova carteira de identidade em todo o território nacional.

Em todo o país, foram poucos os lugares que cumpriram com o decreto no prazo correto, no entanto, logo após o anúncio do novo modelo, o Acre já começou a expedir as novas identidades.

O novo RG permite que o cidadão possa acrescentar outros documentos à carteira de identidade, englobando todas as informações em um só lugar. Dessa forma, não é mais necessário carregar na bolsa ou na carteira todos os títulos do cidadão, podendo utilizar apenas um documento o tempo todo.

Dentre as informações permitidas no novo RG no Acre, estão:

  • Número PIS/NIS/PASEP;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Registro profissional;
  • Carteira de motorista;
  • Cartão do SUS;
  • Tipo sanguíneo;
  • Nome social;
  • Certificado de alistamento militar;
  • Informações sobre doenças ou condições especiais.

Como fazer RG no Acre

Por ser um dos estados com um território, consideravelmente, menor do que os demais, o Acre só possui dois postos de atendimento para a emissão de documentos, em Rio Branco e em Xapuri.

Sendo assim, o atendimento é mais centralizado e requer a locomoção de pessoas do interior para a capital, o que pode dificultar o processo de realização da carteira de identidade para aqueles que não residem próximo às cidades que fazem o atendimento.

Dessa forma, é preciso se programar para ir atrás da emissão do RG no Acre. O cidadão deve analisar qual dos dois postos está mais próximo da sua região e, assim, comparecer à unidade com os documentos necessários.

Uma questão importante na hora de fazer o RG no Acre é o prazo de entrega do documento. Geralmente, a emissão da carteira de identidade pode demorar alguns dias, sendo necessário retornar ao posto de serviço para retirar o documento pronto.

O prazo de retirada do RG no Acre é de 20 dias úteis. No entanto, com o protocolo original em mãos qualquer um pode pegar a carteira de identidade emitida, não sendo necessária a presença do titular.

O serviço é gratuito para idosos e pessoas que pretendem emitir a 1ª via do documento. Para atualizações do RG no Acre e 2ª via da documentação, uma taxa de aproximadamente R$ 58 é cobrada durante o atendimento para que a emissão seja feita.


RG no Acre documentos

A Secretaria de Estado da Polícia Civil pede, no ato da emissão do RG no Acre, os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento e endereço do cidadão.

Para aqueles que têm interesse na nova versão do RG e desejam inserir outros dados ao documento, basta levar as vias originais dos títulos e informações que deverão ser acrescentadas ao Registro Geral.

Dessa forma, em cerca de 20 dias úteis é possível retirar o RG no Acre, para garantir sua identificação e registro nos sistemas do Governo.

Como deu para perceber, portanto, mesmo com poucos postos de atendimento é possível emitir RG no Acre de forma fácil, sendo necessário somente se deslocar até uma das unidades espalhadas pelo estado.

O serviço busca atender da melhor maneira possível toda a população, fazendo grandes avanços em relação ao sistema e à adaptação ao novo modelo de RG no Acre.

E você, vai aderir ao novo modelo? Vá até uma unidade e faça já o seu RG.

Deixe um comentário