RG Amazonas

A carteira de identidade é o documento de identificação mais importante no Brasil. Afinal, através dele o cidadão consegue adquirir outros documentos, servindo como base geral da identificação em sociedade.

O melhor de tudo é que emitir a carteira de identidade não é difícil. No norte do país, por exemplo, é possível realizar a emissão do RG no Amazonas através de qualquer PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) ou DIP (Departamento Integrado de Polícia).

Geralmente, as instituições responsáveis pela organização e produção de tais documentos estão ligadas à Polícia Civil do estado, sendo, na maioria das vezes, um departamento integrado que funciona em conjunto com o Governo do Estado.

Assim, no caso Amazonas, a Ouvidoria Geral leva até os cidadãos as informações necessárias para que seja possível emitir um RG de forma simples e gratuita.

Quer saber como funciona esse processo? Então continue acompanhando este artigo, pois vou apresentar a você informações essenciais para a emissão do RG no Amazonas.


RG Amazonas PAC

O Governo do Estado permite que o cidadão emita o seu RG no Amazonas em diversos lugares. A rede de postos de atendimentos, seja de PACs ou DIPs, abrange todo o território estadual e possui unidades tanto na região metropolitana e quanto no interior.

Dessa forma, com o serviço chegando a qualquer lugar, é possível fazer a emissão de documentos sem ter que ir muito longe, facilitando a vida do cidadão e permitindo que o estado esteja presente em todo o lugar, fazendo o registro da população.

As unidades, geralmente, ficam em postos policiais e, só pela capital, Manaus, são encontrados mais de 30 locais de atendimento para os serviços de identificação.

Para se ter uma ideia, apenas o Departamento Integrado de Polícia possui mais de 28 unidades onde o atendimento pode ser feito na região metropolitana.

Já o Pronto Atendimento ao Cidadão possui seis unidades, nos bairros São José, Compensa, Porto, Cidade Nova, Alvorada e Educandos.

Assim, a população é atendida perto de casa, distribuindo a demanda – que se fosse centralizada, causaria atraso nos procedimentos, além de vagas insuficientes para atender ao povo do Amazonas.

Dentre as cidades do interior que recebem o serviço de identificação, estão: Parintins, Manacapuru, Japurá, Nova Olinda do Norte e Santa Isabel do Rio Negro.

Além disso, existem outros municípios que oferecem o atendimento de emissão de RG no Amazonas, e é possível conferir a lista completa através do site da Polícia Civil do estado.


RG Amazonas como fazer

O atendimento ao cidadão que deseja fazer a emissão do RG no Amazonas é feito através dos PACs e DIPs, como foi citado anteriormente.

Para a realização do procedimento, não é necessário fazer agendamento prévio na internet, e por isso o atendimento acontece por ordem de chegada.

O tempo de espera pode variar de acordo com a demanda de cada unidade. Em cidades do interior, devido a menor quantidade de habitantes, o serviço costuma ser mais rápido, por exemplo.

Enquanto na região metropolitana, mesmo com tantos postos disponíveis para a realização do serviço, o atendimento pode ser um pouco demorado.

Com isso em mente, saiba que para fazer a emissão do seu RG no Amazonas, é necessário comparecer a uma das unidades de atendimento, com os documentos essenciais.


RG Amazonas documentos

A emissão de RG no Amazonas – e em todo o Brasil – é gratuita em alguns casos. Geralmente, é a 1ª via do documento que não possui custos, já que o acesso ao Registro Geral do cidadão é um direito de todos.

No entanto, o benefício se estende em alguns casos como, por exemplo, para maiores de 60 anos. Para idosos o custo da 2ª ou 3ª via do RG no Amazonas é gratuito.

Além disso, em caso de roubo ou furto do documento, também é possível garantir uma nova via sem custo algum, sendo necessário apenas a apresentação do boletim de ocorrência feito após o incidente.

Apesar de tudo, a emissão da 2ª via do RG no Amazonas que não se encaixe em nenhum dos requisitos mencionados anteriormente é paga, e o valor pode variar de acordo com a edição do documento em questão.

Os documentos exigidos na hora da emissão do RG no Amazonas são os seguintes:

  • Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil do cidadão;
  • Três fotos 3×4, que sigam os parâmetros exigidos em documentos, com as orelhas á mostra e o fundo branco;
  • CPF opcional, com a versão original e cópia;
  • Comprovante de residência que contenha o CEP, em sua versão original e cópia.

Os documentos não se alteram em caso de 1ª ou 2ª via do RG no Amazonas, mantendo-se sempre padrão, não só no estado, mas em todo território nacional.

Portanto, o processo de emissão de RG no Amazonas é simples e está disponível por todo o Estado, em pontos de atendimento PAC ou DIP. Então, não perca tempo e faça já a sua carteira de identidade.

Deixe um comentário