RG Maranhão

Veja aqui os documentos necessários e o passo a passo para fazer RG Maranhão

O estado do Maranhão foi um dos pioneiros no Brasil a aderir o RG+, a nova versão do documento de identificação do cidadão que, agora, engloba todas as informações em um único lugar.

Vale ressaltar que o novo RG no Maranhão foi lançado em abril de 2019. Antes, o documento era feito no estado como todos os outros, ou seja, na versão anterior, que continha nome, foto do cidadão, nome dos pais, data de nascimento e, às vezes, o número do CPF.

Entretanto, com o RG+ é possível adicionar outros documentos, como carteira de habilitação, carteira de trabalho, título de eleitor e, até mesmo, o registro profissional e o tipo sanguíneo, por exemplo.

A Lei Estadual Nº 10.996/2019 foi a responsável por instituir a mudança, facilitando a vida do cidadão que, com a novidade, não precisa andar com um monte de documentos na carteira.


Novo RG Maranhão

Dessa forma, o estado do Maranhão se destaca com a inserção do novo modelo de identidade no Brasil, já que assim o cidadão consegue reunir seus dados em um só documento, sendo possível, inclusive, adicionar informações a respeito da sua saúde.

Emitir o RG no Maranhão, agora, vem com um toque a mais devido ao novo modelo.

Com tudo isso, é possível fazer a carteira de identidade em qualquer unidade do VIVA/PROCON do estado. O RG no Maranhão, em caso de primeiras vias, já vem atualizado.

Para entender mais sobre o RG no Maranhão basta continuar lendo este artigo.


Novo RG Maranhão como funciona

A releitura da identidade comum, que já conhecemos, vem para descomplicar a vida do cidadão, afinal, carregar todos os documentos na bolsa ou na carteira pode ser incômodo. Além disso, se um dia você esquecer um deles, já era. E é aí que entra o RG+, a forma de documento que junta tudo em um só lugar.

O modelo de RG no Maranhão já é este e para conseguir a sua versão é bem simples, basta comparecer a uma unidade do VIVA ou do PROCON e dar início ao processo de emissão.

É possível incluir a maioria dos seus documentos na nova versão do RG, além de colocar também informações médicas, como condições especiais do cidadão.

Dentre os documentos que podem ser adicionados ao RG, os principais são:

  • CNH;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Registro profissional;
  • PIS/NIS/PASEP;
  • Tipo sanguíneo;
  • Condições de saúde – como deficiências, alergias, etc;
  • Atestado de doador de órgãos.

RG Maranhão como fazer

O serviço de emissão de documentos é presencial e não precisa de agendamento prévio para realizar o procedimento.

Portanto, o cidadão que não dispor da carteira de identificação ainda, deve comparecer a uma unidade VIVA ou PROCON, com a documentação necessária para emitir o seu RG no Maranhão.

No estado, existem diversos postos de atendimento que fazem desde a emissão de documentos até a verificação de antecedentes criminais. A capital do Maranhão conta com dois pontos de atendimento do VIVA, a unidade do Aeroporto e a unidade Açailândia.

É possível encontrar pontos do VIVA também em outros municípios, como em São José de Ribamar, Araioses, Bacabal e Caxias, por exemplo.


RG Maranhão documentos necessários

A emissão da 1ª via do RG no Maranhão é gratuita – assim como em todo o Brasil – e para tirar a sua basta comparecer a uma unidade de atendimento do VIVA de sua cidade com os documentos necessários, são eles:

  • Certidão de nascimento, em caso de pessoas solteiras
  • Certidão de casamento, em caso de pessoas casadas;
  • Comprovante de residência;
  • CPF, caso possua.

A foto que acompanha o documento é tirada na hora e segue os parâmetros comuns – com as orelhas aparecendo e em frente a um fundo branco.

Em casos de emissão da 2ª via do RG no Maranhão, o valor cobrado é de R$ 32,83 e o procedimento é o mesmo da via anterior: é preciso comparecer a uma unidade VIVA/PROCON, com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do cidadão;
  • Comprovante de residência;
  • CPF

Para perdas e roubo da carteira de identidade anterior, é necessário levar o boletim de ocorrência feito com a polícia. Dessa forma, em alguns casos, não é necessário pagar a taxa de emissão.

É importante deixar claro ainda que quem apenas deseja a segunda via atualizada com os outros documentos, basta levar no dia os documentos que quer acrescentar ao RG. Assim, a identidade é emitida com todas as suas informações adicionais.

  1. Como deu para perceber, portanto, o RG no Maranhão é feito, agora, através do novo modelo, juntando todos os documentos em um só e facilitando a vida do cidadão que não precisa mais carregar tudo na carteira.

O processo para emitir o documento é simples e está disponível nas unidades do VIVA. O serviço foi ampliado para atender a todos os municípios e possui postos de atendimento ao longo de todo o estado do Maranhão.

Deixe um comentário