RG Piauí

Confira as instruções e veja o passo a passo para fazer RG Piauí

O documento de identificação mais importante que o cidadão possui, o Registro Geral, ou RG, como é mais conhecido, é a forma de representar a identidade de cada pessoa que existe no Brasil.

O documento é o que possui mais informações sobre o cidadão, como foto, dados pessoais e, até mesmo, digital.

Por isso é tão importante ter o seu, afinal, é a partir desse documento que muitos outros são feitos. Em linhas gerais, é a documentação base para o cidadão.



RG Piauí Agendamento

Diferente de outras regiões, o atendimento para emitir o RG no Piauí é mais tradicional, não contando com ferramentas de agendamento online para reservar vagas, como acontece no estado do Ceará, por exemplo.

Entretanto, o Governo Estadual promoveu nos últimos meses a ampliação do serviço que permite emitir o RG no Piauí, contando com o Instituto de Identificação e a Secretaria de Segurança Pública.

Com a instalação de novas unidades do Espaço da Cidadania e o aumento do alcance do serviço de emissão de documentos em regiões do interior, agora é possível fazer o seu RG no Piauí de forma rápida e sem precisar ir muito longe.

Quer saber como o serviço de emissão de RG no Piauí funciona e como tirar o seu documento? Continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo.


RG Piauí Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação do Piauí é o responsável por todos os registros no estado, oferecendo os serviços de emissão de documentos, principalmente, do Registro Geral.

Esse órgão faz parte da Polícia Civil do Piauí e integra, junto ao Instituto de Criminalística e Medicina Legal, a Polícia Científica

O Instituto de Identificação vem, há algum tempo, buscando ampliar os seus serviços, a fim de que todos os moradores piauienses tenham acesso aos serviços de identificação básicos, como a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, entre outros.


RG Piauí Instituto de Identificação unidades

As unidades do órgão que atende a população já estão em quase 200 municípios do estado com postos de identificação. Na capital Teresina, por sua vez, o serviço busca descentralizar o atendimento, que é focado, principalmente, na unidade da Praça Saraiva.

O instituto está ampliando cada vez mais sua rede de atendimento, colocando postos em bairros e levando o serviço para perto do cidadão.

Essa medida vem sendo colocada em prática para diminuir a demanda das unidades centrais, que acabam sempre muito lotadas por causa da procura para a emissão de documentos.

Com tudo isso, o Instituto de Identificação, junto ao estado Piauí, adotou algumas medidas para aliviar o fluxo de atendimento nos grandes centros e levar o serviço para todos os bairros e municípios.

Dessa forma, o cidadão não precisa ir muito longe para garantir um serviço de qualidade. Além do mais, assim a demanda é distribuída e não sobrecarrega um determinado local.


RG no Piauí: passo a passo para fazer

A emissão do Registro Geral no Estado do Piauí não requer agendamentos online e, nos postos de atendimento, não há um número de vagas limitadas por dia.

Assim, para fazer o seu RG no Piauí, basta ir até uma unidade do Instituto de Identificação com a documentação necessária e aguardar pelo atendimento. A demora pode variar de acordo com o dia, a demanda e a rapidez que o serviço está sendo feito na unidade.

Em Teresina, capital do estado, existem cinco locais que realizam a emissão de RG no Piauí. A matriz – sede do Instituto de Identificação – está localizada na Praça Saraiva, no centro da cidade. Entretanto, é possível também encontrar postos na zona Sul, Leste e Sudeste.

Além do endereço do Instituto, o Espaço da Cidadania realiza a emissão de RG no Piauí da mesma forma, atendendo na zona Leste, no endereço Av. João XXIII, Ladeira Uruguai, no Show Auto Mall e no Shopping Rio Poty.


RG Piauí documentos necessários

Para emitir o seu RG no Piauí, basta comparecer a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação ou a um Espaço da Cidadania mais próximo a você, com os documentos a seguir:

1ª via de RG no Piauí:

  • Certidão de nascimento (original e cópia);
  • 2 fotos 3×4 nos padrões para identidade;
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Em caso de menores de idade, é necessário estar acompanhado do responsável.
  • Se o cidadão tiver CPF, levar o original e a cópia.

2ª via de RG no Piauí:

Em caso de 2ª via do documento, é necessário pagar um taxa para que a emissão seja feita. Dessa forma, é preciso acessar o site da SEFAZ e gerar um boleto.

Com a fatura em mãos, o cidadão deverá comparecer a uma unidade do instituto com certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Deixe um comentário