SAC agendamento RG

Confira o que é necessário para fazer o SAC agendamento RG

O agendamento é uma forma de organizar a seleção de um documento bem comum: o RG, que é necessário para todo tipo de coisa, como solicitar título de eleitor, passar por consulta no SUS e muito mais.

Cada Estado tem uma forma de atender ao cidadão que precisa do documento e, na Bahia, é pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A ideia de agendar para poder emitir um documento tem o intuito de preservar o contribuinte das enormes filas, sem contar que esse sistema também faz com que a carteira de identidade seja expedida com mais rapidez.

Todas as pessoas que residem na Bahia podem agendar, seja para a primeira ou segunda via.

SAC agendamento RG

SAC agendamento telefone

O SAC agendamento RG pelo telefone não é oferecido em todos os municípios: em parte deles, o cidadão ainda tem de acessar o site para marcar a emissão da sua identidade.

Entretanto, para saber em quais cidades dá para agendar via telefone, é só ligar para 4020 5353 ou para 0800 071 5353.

Esses dois números de telefone servem ainda para quem precisa tirar diversos tipos de dúvida sobre a emissão do documento, como casos em que há gratuidade, endereço do posto SAC e muito mais.

Vale salientar que a ligação para o primeiro número tem custo local.

SAC agendamento RG online

O SAC agendamento RG online é muito fácil de ser feito e o cidadão pode efetuá-lo pelo aplicativo do SAC ou pelo seu site. Para agendar por meio de navegador, é assim:

  • Abra o site do SAC BA aqui;
  • Clique na aba “Agendamento”;
  • Forneça o seu CPF;
  • Crie o cadastro obrigatório;
  • Após, escolha o documento que quer emitir;
  • Escolha o posto SAC Bahia e o dia.

Você conseguirá cadastrar uma senha e agendar a emissão da sua carteira de identidade pelo aplicativo SAC Mobile também, encontrado na Apple Store e na Google Play Store.

Cabe destacar também que o governo do Estado da Bahia oferece o SAC Móvel, tratando-se de uma unidade itinerante que percorre diversas cidades.

Você confere por onde ela passará e quando clicando aqui.

SAC Shopping da Bahia

O Serviço de Atendimento ao Cidadão está disponível até mesmo em alguns shoppings do Estado, como o Shopping da Bahia, que fica em Salvador.

Como o shopping é um lugar bem conhecido pelo público e de fácil acesso, torna-se ainda mais simples para o cidadão tirar o seu documento por lá.

Entretanto, o SAC BA tem muitas outras unidades, divididas entre o interior e a região metropolitana, como:

  • Canavieiras;
  • Central;
  • Curaçá;
  • Ipirá;
  • Jabaquara;
  • Olindina;
  • Santa Maria da Vitória;
  • Barra da Estiva;
  • Cícero Dantas;
  • Itapetinga;
  • Luis Eduardo Magalhães e muito mais

Além da capital Salvador, outros municípios podem ter postos do SAC BA dentro de shoppings; para essa informação, é só ligar para o shopping de preferência ou acessar o seu site, indo até a parte “Serviços”.

SAC agendamento RG 1ª via

Depois do SAC agendamento RG, será preciso providenciar o seguinte para emissão da primeira via:

  • Certidão de nascimento;
  • Responsável legal (com seus documentos) para acompanhar o menor de idade.

SAC agendamento RG 1ª via

Em caso de segunda via, será necessário explicar a razão e comprová-la.

Por exemplo: se o documento anterior estava muito deteriorado ou se a foto já não servia para a identificação do cidadão, é preciso levá-lo.

Já se houve um roubo, furto ou perda do RG, será preciso mostrar o boletim de ocorrência.

Além disso, será necessário sempre a certidão de casamento ou nascimento e a presença do responsável, para quem é menor de idade.

Atualmente, a maioria dos órgãos como o SAC BA tira as fotos 3×4, ou seja, o cidadão não tem que levá-la.

Em todo caso, a foto 3×4 só será válida caso a pessoa não esteja usando acessórios de cabeça e rosto, como bonés, e não esteja de regata ou decote.

Também é importante não estar usando peças brancas na parte de cima, porque o fundo utilizado para fotos de documento é branco.

SAC agendamento RG taxa

SAC agendamento RG taxa

Não há custos para a primeira via do RG pelo SAC Bahia, mas a segunda via é cobrada; seu valor é de aproximadamente R$ 37, com isenção para pessoas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para os idosos.

Ressalta-se que o SAC agendamento RG não é cobrado, ou seja, o cidadão pode agendar e cancelar esse agendamento sem pagar absolutamente nada; a taxa só é cobrada na hora do atendimento presencial.

Além disso, o pagamento da taxa pode ser em estabelecimentos como casas lotéricas ou supermercados.

Se o cidadão quiser pagar por aplicativo ou caixa eletrônico, deve lembrar de imprimir o comprovante; para quem paga via app, é indicado salvar o comprovante para impressão ou usar impressora wi-fi.

Deixe um comentário