2ª Via CPF

Confira as instruções e veja o que é necessário para fazer a segunda via CPF

Incidentes acontecem e, um dia, qualquer um pode acabar dando o azar de perder a carteira ou até mesmo ser roubado.

É exatamente aí que mora o problema, afinal, como se o transtorno de perder todos os documentos e cartões já não fosse estressante o suficiente, ainda temos que correr atrás de emitir novamente tudo o que perdemos.

Cancelar cartões, emitir uma nova identidade e fazer boletim de ocorrência, tudo isso pode dar muita dor de cabeça. No entanto, qualquer trabalho a menos já salva e muito nessas horas, não é mesmo?

Pensando nisso, vale ressaltar que o processo de emissão de segunda via do CPF é bastante simplificado, e tudo pode ser feito online e gratuitamente.

O site da Receita Federal oferece essa opção para quem acabou perdendo o CPF, um documento muito importante. Dessa forma, o cidadão brasileiro não sofre sem a documentação que pode ser impressa logo após a inscrição.

Quer entender como esse processo funciona? Continue lendo este artigo e aprenda como emitir a segunda via do CPF online, evitando filas e sem precisar sair de casa.


Comprovante de inscrição CPF

Os 11 dígitos do CPF que acompanham o cidadão durante toda a sua vida civil são muito importantes para a identificação e o registro de brasileiros no sistema da Receita Federal.

O objetivo principal do documento é identificar os contribuintes do Imposto de Renda e gerenciar, em linhas gerais, as questões mais financeiras da vida do cidadão. Por exemplo, o CPF pode informar se o nome daquela pessoa está limpo ou não.

Sendo assim, o Cadastro de Pessoa Física contém informações sobre cada cidadão através do seu número específico, por meio do qual empresas, lojas e bancos podem conferir a situação de cada um, a fim de realizar negócios e vendas, por exemplo.

O CPF, além de tudo, é um dos documentos básicos na vida do cidadão e, junto à carteira de identidade, age como forma de identificar toda a população cadastrada.

Ter esse documento, portanto, é essencial e a falta dele pode até mesmo impedir que o cidadão faça algumas coisas, como contas em bancos, compras online e cadastro em alguns sites, por exemplo.


2ª via CPF: como fazer

O site da Receita Federal oferece o processamento da segunda via do CPF de forma simplificada para a população.

Há algum tempo, o cartão físico do CPF parou de ser fabricado durante a emissão do documento e, hoje em dia, o comprovante impresso serve como forma de identificação do cadastro.

Dessa forma, quem emite a segunda via do CPF online não precisa retirar o documento em alguma agência física dos Correios ou em bancos do Governo, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

Assim que a inscrição é feita, o usuário já consegue imprimir a segunda via do CPF diretamente de casa, ou pode, também, salvar o comprovante em um pendrive e imprimir em uma papelaria.

A retirada da segunda via do CPF pela internet é uma forma de diminuir o atendimento nas unidades físicas, para evitar a quantidade de filas e a alta demanda nos postos, e, ainda por cima, facilitar a vida do cidadão, que pode fazer tudo sozinho, sem se preocupar com muita burocracia.


Tirar 2ª via do CPF pela internet

A emissão da segunda via do CPF é feita de duas maneiras: para quem não declara imposto de renda e para quem declara.

No site, é possível encontrar as duas opções e basta seguir o passo a passo para emitir a segunda via do CPF.


2ª via CPF para aqueles que não declaram Imposto de Renda

Para quem não declarou o Imposto de Renda nos últimos dois exercícios, é mais fácil seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal e vá até a área do CPF. Selecione a opção referente à segunda via do CPF e escolha “Não apresentei a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos últimos dois exercícios”;
  2. Então, preencha o formulário com seus dados corretamente e clique em “Enviar”;
  3. Na página seguinte será possível visualizar o comprovante da segunda via do CPF, assim, basta imprimir e ele já estará pronto para a utilização.
  4. Na página inicial do portal, selecione “Cadastros” e clique na opção “Comprovante Inscrição no CPF”.
  5. Por fim, imprima o comprovante da segunda via do CPF.

2ª via CPF para aqueles que declaram Imposto de Renda

Se você declara Imposto de Renda, a segunda via do CPF é feita através do Portal eCAC.

  1. Acesse a área para gerar o código de acesso ao portal eCAC no site da Receita Federal ou clique aqui;
  2. Preencha os números recebidos nas últimas duas declarações de imposto de renda e crie uma senha. A seguir, clique na opção para gerar um código;
  3. Com o código gerado, acesse o eCAC e informe seus dados para fazer login;
  4. Na página inicial do portal, selecione “Cadastros” e clique na opção “Comprovante Inscrição no CPF”.
  5. Por fim, imprima o comprovante da segunda via do CPF.

Como deu para perceber, portanto, de maneira simples e rápida você consegue emitir a segunda via do CPF no site da Receita Federal, sem gastar nada e diretamente da sua casa!

Imprimir 2ª via do CPF

Imprimir a 2ª via do CPF é muito fácil, e você vai ver agora como funciona.

1. Comece acessando o site da Receita Federal neste link.

2. Preencha todos os campos solicitados na imagem:

  • CPF
  • Nome
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Título de eleitor

3. Para concluir você precisa clicar no botão “Enviar” e digitar os caracteres do código Captcha.

Atenção: caso você declare Imposto de Renda, será necessário informar os 10 primeiro dígitos da última declaração.

Depois que informar os dígitos, será gerado o Comprovante de Inscrição do CPF para você imprimir.

Deixe um comentário