Situação Cadastral CPF

Às vezes o nosso planejamento dá errado e precisamos de uma ajudinha extra: crédito.

Mas, para que qualquer pessoa consiga essa forcinha que auxilia a segurar as pontas no final do mês, é necessário ter uma situação cadastral do CPF regular.

Portanto, saber sua situação cadastral do CPF é muito importante, pois, assim, o cidadão tem conhecimento sobre como anda o seu nome na praça e se o seu CPF pode ser utilizado normalmente. Ou seja, se não há nenhuma pendência ou, até mesmo, anulação.

Conseguir crédito em instituições bancárias e comércio é um sinal de que você tem controle  sobre as suas finanças, o suficiente para que te “emprestem” certo crédito, com a certeza de que, futuramente, você conseguirá pagar.

Entretanto, como consultar a situação cadastral do CPF para saber se o seu nome está regularizado? Bom, essa tarefa é bem simples e pode ser feita pela internet, com apenas alguns cliques.

Ficou curioso e quer aprender como consultar a situação cadastral do CPF online? Continue lendo este artigo e fique por dentro de todo o processo.


Situação cadastral CPF Receita Federal

O famoso CPF – Cadastro de Pessoa Física – é um documento da Receita Federal do Brasil, que gerencia dados da população e permite que bancos e estabelecimentos comerciais consigam ter acesso às informações dos cidadãos cadastrados no sistema, a fim de analisar a situação de cada um para a disponibilização de crédito, por exemplo.

Todavia, se o cidadão não ficar atento, a situação cadastral do CPF pode acabar irregular, nula e, até mesmo, cancelada. Por isso, é importante consultar, de vez em quando, como anda a sua situação cadastral do CPF, para evitar futuras dores de cabeça.

A irregularidade da situação cadastral do CPF pode gerar dificuldades para que o cidadão consiga crédito em instituições bancárias e lojas, como já mencionado.

Dessa forma, a Receita Federal do Brasil oferece à população uma maneira gratuita e simplificada para consultar a situação cadastral do CPF. O processo pode ser feito totalmente online e requer apenas algumas informações do usuário.


Situação cadastral CPF consulta

Quando o cidadão procurar consultar a sua situação cadastral do CPF no site da Receita Federal, cinco diferentes situações podem ser indicadas:

Situação Cadastral CPF Regular

A situação cadastral do CPF regular significa que não existe nenhuma anormalidade no cadastro do cidadão. Assim, o CPF do contribuinte está limpo e não possui débitos pendentes que possam levar à restrição do pedido de crédito.

Situação Cadastral Suspensa

Por sua vez, essa situação cadastral do CPF diz respeito ao cadastro do cidadão que pode conter informações incorretas e incompletas. Nesses casos, o cadastro é suspenso até a correção dos dados.

Situação Cadastral Pendente de regularização

A pendência da situação cadastral do CPF pode acontecer quando o cidadão está em débito com alguma declaração que deveria ter entregue à Receita Federal, como Imposto de Renda ou declaração anual de isenção, por exemplo.

Situação Cadastral Nula

A anulação da situação cadastral do CPF acontece quando a Receita Federal descobre algum tipo de fraude relacionado ao cadastramento do cidadão.

Situação Cadastral Cancelada

Por fim, o cancelamento da situação cadastral do CPF decorre do falecimento do cidadão ou de alguma decisão judicial.


Situação cadastral CPF Receita grátis

A verificação da situação cadastral do CPF pode ser feita online, através do site da Receita Federal. Entretanto, a correção de irregularidades no cadastro só pode ser realizada em postos de atendimento físicos, como agências bancárias e Correios.

Com tudo isso, para consultar a situação cadastral do CPF, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: Acesse a área do site da Receita Federal destinada para a situação cadastral do CPF.

Passo 2: Na página, insira os dados que foram solicitados – data de nascimento e número do CPF, sem caracteres – e selecione a opção de segurança Captcha. Após preencher os dados, clique em “Consultar”.

Passo 3: Ao ser redirecionado para a página com o comprovante da situação cadastral do CPF, você poderá ver seus dados pessoais e verificar se o seu cadastro está regularizado.

Passo 4: Assim, é possível imprimir as informações, como forma de confirmação da situação cadastral do CPF, ou salvar o comprovante em PDF para ter o arquivo no seu computador ou celular. Para isso, basta selecionar a opção no canto inferior direito da tela.

Vale ressaltar que a situação cadastral do CPF não diz respeito à situação financeira do contribuinte.

Sendo assim, para consultar questões como essa, é necessário acessar o site do SERASA ou SPC, onde é possível verificar a situação do nome do contribuinte, se está limpo ou sujo, por exemplo.

Portanto, a Receita Federal vem aprimorando e investindo na resolução de problemas através do site, permitindo que o contribuinte tenha uma experiência completamente online para solucionar as mais diversas questões, como consultar a situação cadastral do CPF.

Imprimir situação cadastral do CPF

Imprimir a situação cadastral do CPF é bastante, e você vai ver agora como funciona.

1. Comece acessando o site da Receita Federal neste link.

2. Preencha todos os campos solicitados na imagem:

  • CPF
  • Data de nascimento

3. Para concluir você precisa selecionar a caixa “Não sou um robô” e clicar no botão “Continuar”; em seguida será gerado o comprovante de situação cadastral do CPF.

4. Para imprimir, role a página até o final e clique no botão “preparar página para impressão”.

5. Uma nova página será aberta, e então é preciso clicar no botão “Imprimir”.

6. Salve o documento no seu computador ou celular; em seguida, abra o documento e faça a impressão. 



Deixe um comentário