Agendamento RG MS

Todos os trâmites da vida dos brasileiros incluem a apresentação do RG: é esse documento de identificação que serve como base para a emissão de todos os outros.

Afinal, ninguém pode tirar uma carteira de motorista sem ter um RG, por exemplo.

Recomenda-se que o documento seja emitido ainda na infância, sem a necessidade de o indivíduo ser alfabetizado – é só a criança colocar a sua digital que já valerá como uma assinatura. Depois que essa criança aprender a escrever, o documento é atualizado.

No Mato Grosso do Sul, as pessoas que precisam emitir um RG precisam entrar em contato com a Polícia Civil do Estado ou com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conhecida como SEJUSP.

Por meio desse contato, os cidadãos agendam a emissão do documento, o que é obrigatório. Descubra agora como funciona o agendamento RG MS.

Agendamento RG MS

Site para agendamento de RG MS

O agendamento RG MS é feito de graça no site da SEJUSP:

  • Clique aqui;
  • Escolha a cidade;
  • Clique no tipo de expedição de documento;
  • Selecione “Prosseguir“;
  • Escolha um dos postos de identificação;
  • Selecione de novo “Prosseguir”;
  • Escolha o horário e o dia;
  • Coloque suas informações pessoais e confirme.

Na tela que mostra os postos de atendimento da SEJUSP também há o horário de expediente e é importante observá-lo antes de fazer o agendamento.

Dessa forma, o cidadão garante que conseguirá estar no posto escolhido para expedir o documento.

Que escolhe procurar pela Polícia Civil do MS para emitir o RG é redirecionado para o mesmo sistema SEJUPS a fim de fazer o agendamento.

Inclusive, destaca-se que o site pode mostrar a mensagem “sistema carregado”, no canto inferir direito.

Isso quer dizer que o site de agendamento RG MS pode apresentar lentidão.

Agendamento RG MS documentos

As pessoas menores de 16 anos precisarão da companhia de um dos seus responsáveis legais, além de uma foto 3×4, o documento desses responsáveis a sua certidão de nascimento.

Para os maiores de idade, basta a certidão de nascimento e a foto.

Caso seja uma segunda via, então os documentos solicitados incluem CPF, certidão de casamento ou nascimento, Cartão do Cidadão (opcional), foto 3×4 recente e boletim de ocorrência.

É importante que a foto 3×4 siga algumas exigências, como ser digital e ter fundo branco; com isso, a roupa do cidadão precisa ser de uma cor que contraste com o fundo.

Não serão aceitas fotos 3×4 que tenham sido tiradas há mais de um ano e nem registros nos quais a pessoa esteja de decote ou com camiseta regata.

Não é indicado também que se tire a foto usando acessórios de cabeça, maquiagem excessiva, acessórios exuberantes (como grandes colares) e óculos.

Caso a pessoa tenha necessidade médica de ficar com um dos acessórios, como uma máscara de oxigênio, será preciso apresentar um laudo recente.

Boleto RG 2ª via MS

Para a segunda via do RG no Mato Grosso do Sul, é necessário o pagamento de taxa, mas a SEJUSP só menciona o seu valor quando o cidadão faz o agendamento.

Será fornecida uma guia de recolhimento que deverá ser paga no comércio, em uma agência bancária ou via pagamento eletrônico.

Entretanto, essa taxa de segunda via não é cobrada para pessoas que estão comprovadamente desempregadas ou são assistidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais.

O RG também é gratuito para pessoas que reclamarem de erro de digitação no documento (a correção é feita de graça pela SEJUSP) e para os idosos.

O indivíduo que tiver seu RG furtado ou roubado também poderá fazer a segunda via de graça, mas será obrigatório que ele apresente o boletim de ocorrência. No caso de perda, o B.O também será obrigatório, mas não haverá gratuidade.

O agendamento RG MS para segunda via pode ser solicitado também por necessidade de atualização.

RG 2ª via MS tempo de entrega

Tanto a primeira quanto a segunda via do RG MS demoram quinze dias para ficar pronta, aproximadamente.

Para a retirada, deve-se ir ao posto da SEJUSP onde o documento foi expedido, levando um documento e o protocolo.

Geralmente, terceiros também podem retirar a carteira de identidade, desde que levem o protocolo. Cabe ressaltar que o RG que não é retirado pode ser descartado pela SEJUSP a partir de seis meses.

Agendamento RG MS renovação

Agendamento RG MS renovação

No caso de renovação de RG, não é necessário ter boletim de ocorrência, mas será obrigatório apresentar a carteira de identidade a ser substituída.

A renovação do documento é motivada, geralmente, por três coisas:

  • Foto muito desatualizada e que não deixa que o cidadão seja devidamente identificado;
  • Alteração de nome devido à mudança no estado civil;
  • Mau estado do documento

Pode-se fazer agendamento RG MS para renovação em todos os postos da Polícia Civil e da SEJUSP, pois trata-se de um tipo de segunda via.

Deixe um comentário