Contrato de União Estável – Padrão com Regime da Comunhão Parcial de Bens e Separação de Bens
Conforme tratado no post sobre a Declaração de União Estável, a união estável entre pessoas (incluindo nesse lugar relações homoafetivas) poderá ser formalizada tanto por escritura pública (a Declaração Pública de União Estável), como por contrato de união estável característico.
Abaixo disponibilizamos 2 modelos simplificados de contrato de união estável, um perante o regime da comunhão parcial de bens e o outro perante o regime da separação de bens.
Tenha em mente que todo contrato tem como princípio a liberdade de desejo das partes, podendo as partes estipularem várias regras aplicáveis à convivência e ao patrimônio, desse que nem proibidas na lei.
? Nem deixe de ler os artigos:
União Estável: Nunca foi tão fácil apreender o assunto
Padrão de Declaração de União Estável
Dissolução de União Estável
Declaração de União Estável
Por isso, se os companheiros decidirem por esse caminho, é imprescindível que o contrato seja feito por um advogado, em razão de ele saberá estipular as cláusulas de acordo com a vontade dos contratantes, tendo em visibilidade que todo caso é inconfundível e precisa de um tratamento especial.
Lembre-se que um contrato somente tem validade diante as partes. Pra ter validade perante terceiros o contrato de união estável precisa ser levado a registro no Cartório de Registro de Documentos.
Importante lembrar, também, que é necessário o reconhecimento de firma das assinaturas para o contrato ser usado pela inclusão do companheiro em planos de saúde, clubes, etc.
Modelo DE CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL COM COMUNHÃO PARCIAL DE BENS
Neste aparelho específico de União Estável, nova forma familiar reconhecida na Constituição Federal de 1988 (art.… Clique aqui para ler todas as informações