RG Roraima

Neste artigo você pode conferir todas as informações para fazer o RG Roraima

Carteira de identidade, registro geral ou simplesmente RG, esse documento é o mais importante para o cidadão e serve como forma de identificação de cada um dentro da sociedade.

Essa documentação contém o nome completo, a data de nascimento, o nome dos pais e o local de nascimento, além de uma numeração única que identifica uma determinada pessoa.

No entanto, por ser um documento tão importante, que nunca podemos sair sem o RG irá ganhar uma nova versão, que engloba outras informações essenciais da população.


RG Roraima onde fazer

A emissão do RG em Roraima, hoje em dia, é feita, principalmente, na capital. Boa Vista recebe o maior número de pedidos de carteira de identidade do estado, emitindo cerca de seis mil RG por mês.

Todavia, apesar dos principais postos de registro serem na capital, também é possível emitir o RG em Roraima nos municípios menores.

Quer saber como isso funciona? Continue lendo este artigo e entenda como fazer RG em Roraima de forma simplificada.


Novo RG Roraima

A nova versão do RG deverá chegar em todos os estados do Brasil em 2020, conforme lei aprovada, e muitos Governos Estaduais já têm previsão de quando o serviço será lançado. Em Roraima, por exemplo, o RG+ começou a ser emitido no início de 2020.

O serviço, assim como o que é feito hoje em dia, é para todos e emitir a documentação será algo fácil e possível de ser realizado em uma unidade do Instituto de Identificação ou nas Casas do Cidadão.


Como é o novo RG

O novo modelo do RG que conhecemos está chegando e, em breve, todos os brasileiros já irão conseguir emitir a versão atualizada do documento. De acordo com a lei, todos os estados do país deverão adotar os novos padrões do registro geral até o dia 1º de março de 2020.

O RG+, como vem sendo chamado, diferencia-se do antigo pela possibilidade de acrescentar diversas outras informações na carteira de identidade, evitando o acúmulo de muitos documentos na carteira.

Essa versão permite que o cidadão adicione documentos como carteira de trabalho, CNH, registro profissional, PIS/NIS, tipo sanguíneo e, até mesmo, condições médicas especiais, como alergias e deficiências.


RG em Roraima como fazer

De forma geral, Roraima ainda não possui muitos postos de atendimento do serviço de identificação. No entanto, o governo estadual está em processo de ampliação dos postos, buscando abranger também municípios no interior do estado.

Hoje em dia, o Instituto de Identificação – responsável pelo processo de cadastramento e registro de pessoas na região – possui duas unidades de atendimento: em Boa Vista, na sede do próprio instituto, e na Casa do Cidadão, que fica localizada no bairro Senador Hélio Campos.

Em municípios no interior de Roraima, o Instituto de Identificação dispõe de quatro postos de atendimento, nas cidades de São Luiz do Anauá, Caracaraí, Iracema, Amajari e Pacaraima – que recebe uma unidade do Instituto, em parceria com a Defensoria pública de Roraima.

Embora o trabalho seja centralizado e muitas pessoas, às vezes, tenham que se locomover para a capital para emitir o RG em Roraima, o serviço de identificação consegue atender, de certa forma, grande parte da população roraimense.

O Governo do Estado pretende atender cerca de 14 municípios em todo o território regional, a fim de levar à população um serviço amplo e de qualidade.


RG em Roraima taxas

Os postos de atendimento mencionados acima atendem à população em horário comercial durante a semana.

Sendo assim, para emitir o RG em Roraima é necessário comparecer à uma unidade de atendimento especializado, com os documentos necessários para realizar o processo.

Para idosos com mais de 60 anos e em caso de emissão da primeira via do documento, o serviço é totalmente gratuito e requer apenas a certidão de nascimento ou de casamento do cidadão.

Por sua vez, na emissão da segunda via é cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 37. Entretanto, em caso de perda ou roubo do RG em Roraima, é possível conseguir o serviço gratuito mediante a apresentação do boletim de ocorrência feito após o incidente.


RG em Roraima documentos necessários

Para emitir o RG em Roraima são necessários, no geral, os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Foto 3×4, nos padrões exigidos para documentação, com fundo branco e orelhas à mostra;
  • CPF, caso o cidadão queira acrescentar o número ao documento.

Assim, com toda a documentação em mãos, basta comparecer à uma unidade do Instituto de Identificação e realizar o processo de emissão de RG em Roraima. O prazo de entrega do documento é de cerca de 15 dia úteis.

Deixe um comentário