Carteira de Identidade Rondônia

Confira o passo a passo e veja como fazer a Carteira de Identidade Rondônia

A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes para qualquer cidadão brasileiro. Sendo assim, ter, desde pequeno, esse registro é essencial, pois é ele o responsável por identificar as pessoas de todo o país dentro do sistema.

O Registro Geral, ou RG como é mais conhecido entre a população, é a documentação base para o cidadão, que através dele consegue adquirir outros cadastros e títulos de direito.

Geralmente, as carteiras de identidade são emitidas por um órgão responsável pela identificação da população daquela região. O Instituto de Identificação, na maioria das vezes, é esse dirigente e está presente em muitos estados do Brasil.

Em Rondônia, por exemplo, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), conseguiu ampliar o seu atendimento, em parceria com o Governo no Estado, até chegar em todos os municípios da região.

No entanto, alguns estados brasileiros não contam com postos de atendimento que alcancem toda a população, o que acaba gerando a centralização e o acúmulo do serviço em determinadas unidades.

Com tudo isso, há uma demora em relação à assistência da população que necessita da emissão dos documentos.

Por outro lado, Rondônia vem se destacando e, hoje em dia, atende todos os municípios com mais de 60 postos de atendimento ao redor do estado.

Então, para saber como emitir a sua carteira de identidade em Rondônia sem precisar se deslocar até outra cidade, continue lendo este artigo.


Instituto de Identificação de Rondônia

Um dos estados que se destaca no atendimento à população por permitir que o cidadão consiga emitir seus documentos sem precisar ir até a capital ou se deslocar até outros municípios que possuam esse tipo de serviço, Rondônia conseguiu no início de 2019 ampliar os serviços de identificação até alcançar todas as 51 cidades da região.

Com 61 postos distribuídos pelo território rondoniense, o IICC, que trabalha com a identificação da população, conquistou seu objetivo, junto ao Governo Estadual, de colocar uma unidade do Instituto em cada município da região, a fim de atender o cidadão com praticidade e eficácia

O Instituto de Identificação Civil e Criminal forneceu treinamento para diversos servidores públicos, além de oferecer um kit que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a emissão de documentos como a carteira de identidade em Rondônia.

Com um pessoal treinado e ferramentas que garantem o sucesso no processo de emissão de carteira de identidade em Rondônia, o IICC conseguiu uma taxa de 100% de alcance de municípios atendidos pelos postos de identificação que realizam a emissão de documentos.

Dessa forma, o cidadão não precisa se locomover para a capital e consegue fazer tudo o que precisa somente alguns quarteirões de casa.

Carteira de identidade Instituto de Identificação Rondônia

A emissão do documento de identificação pode ser feita em qualquer cidade de Rondônia, nos postos de serviço do IICC, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 à 18h.

Menores de 16 anos precisam comparecer ao local junto aos pais ou responsável legal. Por sua vez, maiores podem realizar a emissão da carteira de identidade em Rondônia com a apresentação dos documentos necessários.


Tudo Aqui Carteira de Identidade Rondônia

No site de informações do Governo de Rondônia, o Tudo Aqui, é possível encontrar os dados necessário para dar início ao processo de emissão do RG, tal como os requisitos, locais de atendimento e horário de funcionamento das unidades.

A emissão da 1ª via da carteira de identidade em Rondônia é gratuita, no entanto, esse benefício também está disponível para idosos com mais de 60 anos.

Em caso de 2ª via do documento sem a apresentação de boletim de ocorrência – para aqueles que tiveram a identidade roubada ou furtada –, é cobrada uma taxa de R$ 106,02 do cidadão que teve o RG perdido ou extraviado.

Para emitir a carteira de identidade em Rondônia basta comparecer a uma unidade IICC do seu município e apresentar a documentação abaixo, conforme a declaração do Governo Estadual.


Carteira de Identidade Rondônia documentos necessários

Existem alguns documentos que são imprescindíveis para a emissão da carteira de identidade em Rondônia. Os dados essenciais para que o RG seja feito variam de acordo com a via que será emitida, assim como o valor a ser pago.

Os documentos necessários são:

  • Duas fotos 3×4, nos padrões exigidos para documentos, coloridas e sem óculos;
  • Certidão de nascimento, em caso de solteiros;
  • Certidão de casamento, para cidadãos casados;
  • Comprovante de residência, versão original e cópia;
  • Boletim de ocorrência, em caso de emissão de 2ª via por roubo ou furto;
  • Documentação adicional, para o novo modelo de RG, como CPF, carteira de trabalho, PIS, e etc.

O prazo de entrega varia de acordo com o local onde o documento foi feito, podendo variar em cerca de cinco dias úteis na capital e dois meses no interior.

Em suma, emitir sua carteira de identidade em Rondônia pode ser bem fácil, afinal, existem postos em todo o estado. Não deixe para outra hora e faça já a sua!

Deixe um comentário