RG Pará

Precisa fazer RG no Pará? Então consulte as orientações e os documentos necessários

Assim como em muitos outros estados do Brasil, o Pará possui um órgão exclusivamente responsável pela identificação dos cidadãos.

A Diretoria de Identificação atua na região desde 1913 e tem como objetivo registrar e oferecer serviços de identificação para a população.

O órgão pertence à Polícia Civil e, com o passar dos anos, já recebeu muitos nomes até se estabelecer como é hoje, ou seja, Diretoria de Identificação. O intuito desta instituição é emitir documentos necessários para o cidadão, de forma acessível e ampliada.

A Diretoria de Identificação faz a emissão de RG no Pará, além de auxiliar na declaração de registros gerais e atestados de antecedentes criminais.

O registro do cidadão mais importante é a carteira de identidade, pois é através dela que é possível fazer outros documentos e afins, portanto, quem não possui o documento deve correr atrás para emitir um.

No estado do Pará existem diversos lugares que oferecem o serviço de identificação e para emitir o seu documento basta comparecer até uma unidade.

Quer saber mais sobre como funciona o processo de emissão de RG no Pará? Então continue lendo este artigo e aprenda como agendar o processo.


RG Pará agendamento

O estado possui diferentes postos de atendimento por todo o seu território, abrangendo as mais diversas áreas e chegando diretamente ao cidadão.

Para emitir o RG no Pará é possível agendar o atendimento em algumas unidades, para poupar o tempo de espera na fila ou evitar o problema de chegar lá e não ter vagas para você.

Dessa forma, o site da Polícia Civil oferece a opção de agendar qual a melhor data e hora para dar início ao procedimento de emissão.

Entretanto, não são todas as unidades que atendem através do agendamento. Alguns postos funcionam por ordem de chegada e isso pode acabar atrasando o usuário que deseja emitir o RG no Pará.


RG Pará atendimento

No site da Polícia Civil, quando o agendamento está sendo feito, é possível ver quais são as opções para o atendimento marcado pela internet. Sendo assim, a população consegue escolher qual o posto mais próximo para não precisar se deslocar para muito longe.

Na capital existem quatro postos que realizam o atendimento agendado, enquanto em outros municípios é possível encontrar postos que fazem esse tipo de emissão marcada somente nas cidades de Ananindeua e Marituba.

Por sua vez, os postos que atendem ao cidadão por ordem de chegada estão mais espalhados pelo estado, em cidades como Belém, Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

Em municípios interioranos, a Diretoria de Identificação oferece o serviço de emissão de RG no Pará em mais de 138 pontos – que, geralmente, ficam instalados em prefeituras e delegacias.


Agendamento de RG no Pará como fazer

Para agendar o atendimento referente à emissão da 1ª via do documento de identificação, o RG, é necessário acessar o site da Polícia Civil clicando nesse link e seguir os passos indicados abaixo.

Passo 1: Acesse área de agendamentos da Polícia Civil. Logo na página inicial, você conseguirá ver quais são os procedimentos necessários para emitir o RG no Pará.

Passo 2: Clique no botão “Fazer um agendamento” e espere ser redirecionado para a próxima página.

Passo 3: Preencha os dados necessários, como nome completo, nome dos pais e data de nascimento, por exemplo. Ao terminar o formulário, clique em “Confirmar dados”. Não se esqueça de preencher o campo do código de segurança antes de prosseguir.

Passo 4: Assim feito, o usuário será direcionado para uma página de confirmação das informações preenchidas anteriormente. Leia os dados e confirme caso esteja tudo correto. Se houver algum erro, clique em corrigir.

Passo 5: Escolha o local e o horário de atendimento, dentre os disponíveis na base de dados. Após escolher, abaixo irá aparecer a possível data para o seu atendimento em um dos postos. Confirme no botão ao final da página.

Assim, o cidadão será direcionado para a página de confirmação, com o número de protocolo, data do atendimento e local escolhido.

Em caso de segunda via, o procedimento é muito semelhante. Entretanto, após a confirmação dos dados, o usuário será levado para uma página onde poderá informar o número do boletim de ocorrência (para roubos ou furtos) ou poderá continuar sem o boletim.

Dessa forma, a página emitirá um boleto, o qual o usuário deverá realizar o pagamento e depois voltar para confirmá-lo, dando continuidade ao processo de emissão de RG no Pará.


RG no Pará documentos necessários

Os documentos para a emissão de RG no Pará são:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • CPF (opcional).

Em suma, com pontos de atendimento por todo o Estado, emitir RG no Pará pode ser bem simples e rápido.

Lembre-se sempre de que o documento é essencial para todos os brasileiros, portanto, não fique para trás e faça logo a emissão do seu RG no Pará, através da unidade mais próxima a você!

Deixe um comentário