Confira as instruções e veja como fazer a identidade no Amapá
A carteira de identidade é uma das principais formas de registro da população brasileira. Afinal, é através desse documento tão importante que cada pessoa é reconhecida como cidadão, garantindo seus direitos básicos e identificando-se no sistema.
Também chamado de RG – sigla para Registro Geral –, esse documento é a base de identificação do cidadão e serve como meio para a criação de outros títulos, certidões e carteiras que toda a população utiliza em diversos momentos.
Em todos os estados do Brasil, existem postos de atendimento que realizam a emissão do RG. O órgão responsável varia de acordo com cada região e o acesso, na maioria das vezes, é simples e ágil, de forma a atender a população no geral com um serviço de qualidade.
Onde tirar carteira de identidade no Amapá
No Amapá, o responsável pela emissão das carteiras de identidade é o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão, o Super Fácil, um projeto do Governo Estadual que leva serviços públicos à população de forma simples e fácil, como o nome já diz.
O objetivo do programa é expandir o atendimento e trazer ao cidadão serviços de qualidade, sem complicação.
A carteira de identidade no Amapá também está disponível em versão atualizada, de forma opcional, na qual é possível acrescentar outros documentos ao tradicional RG.
O novo modelo busca juntar em um só todas as informações essenciais do cidadão, como carteira de trabalho, CPF, registro profissional e tipo sanguíneo, por exemplo.
Para emitir a carteira identidade no Amapá é simples e basta comparecer, sem ter a necessidade de agendamento, em uma unidade Super Fácil com seus documentos.
Quer saber como esse processo funciona? Então confira abaixo todas as informações que você precisa saber a respeito da emissão de carteira de identidade no Amapá.
Super Fácil Amapá
O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão é bem amplo e oferece serviços em diversas regiões para que o cidadão tenha acesso fácil ao que precisa. Assim, o Super Fácil garante um atendimento de qualidade pertinho de você.
Outros serviços também são realizados nas unidades, o que torna o projeto ainda mais interessante para a população que, por sua vez, consegue atendimento em diversos setor em um só lugar.
Nas unidades de atendimento, é possível fazer cartão do SUS, carteira de trabalho, CPF e, até mesmo, consultar questões relacionadas a IPVA e IRPF, por exemplo.
Nova Identidade Amapá
No Super Fácil o cidadão consegue, além de emitir a tradicional carteira de identidade no Amapá, atualizar a sua documentação para a nova versão que engloba mais informações importantes.
O estado é um dos poucos que já iniciou a confecção do novo modelo, apresentando o RG+ ao cidadão de forma simplificada.
É possível fazer uma carteira de identidade no Amapá em qualquer posto de atendimento do Super Fácil e são necessários somente alguns documentos para que o RG seja emitido.
Em média, o prazo para a emissão da carteira de identidade no Amapá é de cinco dias úteis.
Entretanto, o órgão expedidor pretende diminuir o tempo de espera para 24 horas, para crianças de até doze anos, e de três dias úteis para os demais, garantindo assim um serviço eficaz para toda a população.
Fazer identidade no Amapá passo a passo
Como foi mencionado acima, para fazer uma carteira de identidade no Amapá é necessário comparecer a uma agência Super Fácil com a documentação exigida na requisição.
No site do Super Fácil, é possível conferir o que é preciso levar na hora da emissão e também ver qual a unidade de serviço mais próxima a você.
Para isso, basta acessar a página do sistema de atendimento clicando aqui e digitar na aba “Encontrar Serviço” o que você procura. Dessa forma, os serviços disponíveis aparecerão e o usuário deverá selecionar qual é o que lhe interessa.
Assim, se o cidadão busca pela emissão da 1ª via da carteira de identidade no Amapá, por exemplo, é necessário clicar na opção referente a esse serviço e aguardar ser redirecionado para a página de informação.
Logo, o sistema Super Fácil irá mostrar a lista de documentos necessários e abaixo as unidades onde o atendimento é feito. Então, é só ter em mãos os documentos solicitados e comparecer ao posto de serviço mais próximo a você para emitir a carteira de identidade no Amapá.
Identidade no Amapá documentos necessários
Conforme explicado, o sistema Super Fácil requer alguns documentos para fazer a carteira de identidade no Amapá e são eles:
- Certidão de nascimento ou casamento, original e cópia;
- Comprovante de residência;
- CPF;
- Três fotos 3×4 que sigam os padrões dos documentos;
- Em caso de 2ª via, pagamento da taxa de emissão de R$ 27,33.
Portanto, qualquer um consegue emitir carteira de identidade no Amapá nas unidades Super Fácil espalhadas na região. Não deixe de fazer a sua, afinal, o RG é essencial, certo?