Identidade Amapá

Confira as instruções e veja como fazer a identidade no Amapá

A carteira de identidade é uma das principais formas de registro da população brasileira. Afinal, é através desse documento tão importante que cada pessoa é reconhecida como cidadão, garantindo seus direitos básicos e identificando-se no sistema.

Também chamado de RG – sigla para Registro Geral –, esse documento é a base de identificação do cidadão e serve como meio para a criação de outros títulos, certidões e carteiras que toda a população utiliza em diversos momentos.

Em todos os estados do Brasil, existem postos de atendimento que realizam a emissão do RG. O órgão responsável varia de acordo com cada região e o acesso, na maioria das vezes, é simples e ágil, de forma a atender a população no geral com um serviço de qualidade.


Onde tirar carteira de identidade no Amapá

No Amapá, o responsável pela emissão das carteiras de identidade é o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão, o Super Fácil, um projeto do Governo Estadual que leva serviços públicos à população de forma simples e fácil, como o nome já diz.

O objetivo do programa é expandir o atendimento e trazer ao cidadão serviços de qualidade, sem complicação.

A carteira de identidade no Amapá também está disponível em versão atualizada, de forma opcional, na qual é possível acrescentar outros documentos ao tradicional RG.

O novo modelo busca juntar em um só todas as informações essenciais do cidadão, como carteira de trabalho, CPF, registro profissional e tipo sanguíneo, por exemplo.

Para emitir a carteira identidade no Amapá é simples e basta comparecer, sem ter a necessidade de agendamento, em uma unidade Super Fácil com seus documentos.

Quer saber como esse processo funciona? Então confira abaixo todas as informações que você precisa saber a respeito da emissão de carteira de identidade no Amapá.


Super Fácil Amapá

O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão é bem amplo e oferece serviços em diversas regiões para que o cidadão tenha acesso fácil ao que precisa. Assim, o Super Fácil garante um atendimento de qualidade pertinho de você.

Outros serviços também são realizados nas unidades, o que torna o projeto ainda mais interessante para a população que, por sua vez, consegue atendimento em diversos setor em um só lugar.

Nas unidades de atendimento, é possível fazer cartão do SUS, carteira de trabalho, CPF e, até mesmo, consultar questões relacionadas a IPVA e IRPF, por exemplo.


Nova Identidade Amapá

No Super Fácil o cidadão consegue, além de emitir a tradicional carteira de identidade no Amapá, atualizar a sua documentação para a nova versão que engloba mais informações importantes.

O estado é um dos poucos que já iniciou a confecção do novo modelo, apresentando o RG+ ao cidadão de forma simplificada.

É possível fazer uma carteira de identidade no Amapá em qualquer posto de atendimento do Super Fácil e são necessários somente alguns documentos para que o RG seja emitido.

Em média, o prazo para a emissão da carteira de identidade no Amapá é de cinco dias úteis.

Entretanto, o órgão expedidor pretende diminuir o tempo de espera para 24 horas, para crianças de até doze anos, e de três dias úteis para os demais, garantindo assim um serviço eficaz para toda a população.


Fazer identidade no Amapá passo a passo

Como foi mencionado acima, para fazer uma carteira de identidade no Amapá é necessário comparecer a uma agência Super Fácil com a documentação exigida na requisição.

No site do Super Fácil, é possível conferir o que é preciso levar na hora da emissão e também ver qual a unidade de serviço mais próxima a você.

Para isso, basta acessar a página do sistema de atendimento clicando aqui e digitar na aba “Encontrar Serviço” o que você procura. Dessa forma, os serviços disponíveis aparecerão e o usuário deverá selecionar qual é o que lhe interessa.

Assim, se o cidadão busca pela emissão da 1ª via da carteira de identidade no Amapá, por exemplo, é necessário clicar na opção referente a esse serviço e aguardar ser redirecionado para a página de informação.

Logo, o sistema Super Fácil irá mostrar a lista de documentos necessários e abaixo as unidades onde o atendimento é feito. Então, é só ter em mãos os documentos solicitados e comparecer ao posto de serviço mais próximo a você para emitir a carteira de identidade no Amapá.


Identidade no Amapá documentos necessários

Conforme explicado, o sistema Super Fácil requer alguns documentos para fazer a carteira de identidade no Amapá e são eles:

  • Certidão de nascimento ou casamento, original e cópia;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Três fotos 3×4 que sigam os padrões dos documentos;
  • Em caso de 2ª via, pagamento da taxa de emissão de R$ 27,33.

Portanto, qualquer um consegue emitir carteira de identidade no Amapá nas unidades Super Fácil espalhadas na região. Não deixe de fazer a sua, afinal, o RG é essencial, certo?

Deixe um comentário